Curso aborda Política Nacional de Controle do Tabagismo

Foto: Amanda Vieira/JP

O Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas) da SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) promove na próxima terça-feira (10), das 13h às 16h, o primeiro curso de capacitação estadual para abordagem breve ao tabagista. O curso será online, com transmissão pelo canal “Vigilância em Saúde em Pauta – CCS/SES-SP”, no YouTube. O objetivo é divulgar a Política do Controle do Tabagismo.


A formação é destinada a profissionais da saúde de nível médio ou técnico e não precisa de inscrição prévia. A participação proporciona certificado. O material de apoio estará disponível a partir de quinta-feira (5) no site do Cratod.

LEIA MAIS:


De acordo com a cardiologista Juliana Previtalli, idealizadora da campanha anti-tabagita “Paradas pro Sucesso” junto ao músico Luís Fernando Dutra, a política foca na prevenção do tabagismo e na redução do número de enfermidades e mortes por esse vício.

A médica lembra que o tabagismo é um problema de saúde pública que deve ser levado a sério, pois tem ligação direta com 60 doenças e provoca morte precoce. “9,8% dos brasileiros são fumantes. Em Piracicaba há 40 mil. 70% deles quer parar, mais da metade já tentou mas não consegui”, comenta a cardiologista. “Os profissionais serão capacitados e estarão prontos para acolher e direcionar o tabagista ao tratamento”, explica.


“O profissional da saúde aprenderá a conversar com o fumante para incentivá-lo a parar de fumar, acolher o indivíduo que procura o tratamento, fazer uma breve avaliação do tabagista, avaliar o grau de dependência nicotínica, como é feito e como direcionar para o tratamento”, pontua Juliana.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

12 + seis =