Curso de medicina com aulas práticas na Anhembi Morumbi retorna na segunda

Alunos do grupo de risco devem permanecer em casa (Foto: Amanda Vieira/JP)

Seguindo decreto municipal que autoriza retomada das atividades práticas aos cursos da área da saúde, a Universidade Anhembi Morumbi retorna na segunda-feira (31), as atividades práticas pendentes do primeiro semestre deste ano do curso de medicina em Piracicaba.

O decreto 18.408 autorizou a realização de atividades práticas para os cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia e odontologia, com a presença de até 35% dos alunos matriculados, priorizando aqueles que têm previsão de conclusão do curso neste semestre.

De acordo com a universidade, as aulas teóricas continuam a ser realizadas à distância ao vivo.

Para acompanhar o avanço da pandemia, a universidade criou um comitê interno e o retorno às atividades presenciais seguem protocolos de segurança. Em nota, a Anhembi Morumbi afirmou que realizou treinamento para a equipe técnica e administrativa sobre cuidados de higiene respiratória, lavagem das mãos, colocação e retirada da máscara, além de ter criado um manual de “retorno seguro”, que foi compartilhado com docentes e alunos.

Alunos do grupo de risco foram orientados a permanecer em casa. Aos que voltarem ao campus, todos terão a temperatura aferida, deverão usar máscara, álcool em gel estarão disponibilizados em diversos pontos, além de tapetes higienizantes de calçados nas recepções. Antes de sentar-se nas salas ou laboratórios, “todos estão orientados a higienizar os materiais que utilizará durante a aula”, informou.

Também foram instaladas placas de acrílico em áreas de atendimento ao aluno e docente.

CARTÃO ESTUDANTE
Deliberação da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) determinou à empresa Tupi (Transporte Urbano Piracicaba) que o cartão estudante já pode voltar a ser utilizado. A portaria 26/2020, em vigor desde 23 de março, foi revogada porque algumas escolas estão voltando às aulas presenciais. O passe estudantil pode ser comprado no prédio da Semuttran ao lado do TCI (Terminal Central de Integração). O benefício está concedido apenas àqueles alunos que possuem aulas presenciais.

Andressa Mota