Custo do Aquário sobe 10% em 2021; Turismo deve assumir

Foto: Alessandro Maschio/JP

Localizado antes da Ponte Pênsil, espaço é administrado pelo Semae, que também arca com os custos

Deficitário em seu caixa, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) mantém o Aquário Municipal funcionando com aumento nos gastos de 10,45% – acima do índice da inflação, de 5,67% deste ano, medida até agosto, pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O local está fechado à visitação desde o início da pandemia de covid-19 e não tem data para reabertura, informou a autarquia de saneamento. Também está nos planos do Semae a transferência para a Secretaria Municipal de Turismo – o que já está em tramitação.

Desde 2013 até os gastos projetados para este ano, o custo com o equipamento aumentou 50,52%, conforme dados apresentados ao requerimento do Legislativo 756/21. Do ano passado para 2021, os custos foram elevados em R$ 60,35 mil. A projeção é que o funcionamento do espaço custe, ao final deste ano, R$ 637,86 mil.

O Semae explica que os equipamentos, acessórios, alimentação e afins necessários para o Aquário Municipal são adquiridos por meio de processos licitatórios, na modalidade Registro de Preços. “[Este processo de compra] é para que se adquira somente o que é estritamente necessário durante o ano. Os valores de aquisição são sempre de menor preço.”

Sobre o aumento dos gastos, a autarquia informa que os valores aumentaram conforme a movimentação do mercado, apontando um índice médio do IPCA de 5,61% para o período de 2013 a 2021 – adicionando que há anos o reajuste anual do mercado tem subido na casa dos 10%.

“Portanto, os gastos estão em consonância com o mercado. Em referência a 2021, os produtos continuam sendo adquiridos através dos contratos, porém, a manutenção na macroestrutura, a cada ano que passa, começa a ser maior, consequentemente, com maior gasto, assim como, as reposições de equipamentos, os gastos com energia elétrica, vencimentos e férias de servidores.” Antes da pandemia, o aquário recebia até 15 mil visitantes ao mês, informou o Semae.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco × 3 =