Da cultura à saúde: cidade precisa de mais acessibilidade

Máscaras transparentes auxiliam na comunicação (Foto: Amanda Vieira/JP)

A pandemia do novo coronavírus escancarou a necessidade de mais acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para garantir o direito de acesso à informação das pessoas surdas. Campanhas como a #LibrasnaTV, o trabalho realizado pelo Grupo Libras Piracicaba e Região e ações de outras instituições têm viabilizado reflexão e estudos para ampliar a inclusão dessa comunidade. Da cultura: Sesc Piracicaba lançou podcast com tradução em Libras, à Saúde: secretaria municipal analisa compra de máscara com transparência e contratação de tradução simultânea para a Libras nos atendimentos.

Após reunião com o vereador Gilmar Rotta (CID) e a coordenador do Grupo Libras Piracicaba e Região, Beatriz Turetta, na última terça-feira (28), o secretário da Saúde, dr. Pedro Mello, enviou as propostas discutidas à equipe de TI (Tecnologia da Informação) da pasta para estudar custos e benefícios da contratação de serviços de tradução e interpretação em Libras e o orçamento de máscaras com transparência, que facilitam a comunicação quando usadas por pessoas ouvintes, uma vez que os surdos fazem a leitura das expressões e dos lábios.

“Consideramos que a melhor opção para garantia da acessibilidade linguística da comunidade surda seria termos em Piracicaba uma central de intérpretes, no entanto, compreendemos que isso demanda tempo e recursos que ainda não estão disponíveis na cidade”, comenta Beatriz.

PODCAST
“Letraria” é o podcast do Sesc Piracicaba, lançado nesta semana, que visa levar conteúdo das letras e literatura de forma descontraída. O primeiro episódio aborda o livro “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa, e já está disponível no canal youtube.com/sescpiracicaba e conta com tradução em Libras.

O podcast é produzido e apresentado por Alê Bragion e Josiane Maria de Souza, ambos doutores em Teoria e História Literária pela Unicamp.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 × 5 =