Única bica sem coliformes nas análises fica na Paulista (Foto: Amanda Vieira/JP)

Com a estiagem e problemas de desabastecimento, as bicas de água da cidade não podem ser fontes alternativas de abastecimento das famílias, pois estão contaminadas e podem ocasionar problemas sérios de saúde. De acordo com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), apenas uma das 15 bicas não apresentou coliformes, inclusive fecais, nas análises realizadas pela autarquia em julho e agosto deste ano.

A única bica que a água não é considerada contaminada é a da rua da Glória, esquina da avenida Dr. Paulo de Moraes, paralela Pa linha Fepasa, na Paulista. As demais estão contaminadas: sete que ficam na avenida Francisco de Souza, esquina com a travessa Santa Cecilia, no Nhô Quim; outras quatro na avenida Francisco de Souza, em frente ao número 415; uma na Estrada do Bongue, em frente a área de lazer do trabalhador, no Castelinho; uma na rodovia Piracicaba-Limeira, próximo à ponte do Monte Alegre/Copersucar; e uma na Rua Santa Olímpia, ao lado da igreja, em Santa Olímpia.

O médico infectologista Tufi Chalita, da Unimed Piracicaba, explica que as bicas são contaminadas pela proximidade das “veias” d’águas que as alimentam com fontes de esgoto ou fossas sépticas. A partir da ingestão da água contaminada, principalmente idosos, crianças e pessoas com comorbidades estão muito vulneráveis a diversas doenças que podem causar desidratação pelos transtornos gastrodigestivos, anemia, entre outros.

A hepatite A, conforme explica Chalita, tem como forma de transmissão a ingestão de coliformes fecais presentes na água ingerida ou em alimentos lavados com água contaminada. Outras doenças bacterianas são salmonellas e shigellas, e existem ainda as ocasionadas por germes.

O Semae informa que não aconselha o consumo das águas das bicas e ressalta que instalou placas advertindo “diversas vezes a contaminação, entretanto, vândalos as destroem”.

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × 5 =