De 2 mil, apenas 42 pessoas procuram pela 2ª dose da vacina

Foto: Amanda Vieira/JP

No sábado, Dia D, prefeitura disponibilizou dez servidores em duas unidades de atendimento

Apenas 42 das 2.000 pessoas que estão em atraso com a segunda dose da vacina contra covid-19 em Piracicaba, compareceram nas duas unidades médicas abertas para o atendimento especial. No último sábado, uma campanha estadual foi realizada para regularizar as vacinas. O Dia D, realizado pela Secretaria de Saúde teve baixa procura. De acordo com a Vigilância Epidemiológica até o dia 2, 2.193 pessoas estavam com a 2ª dose atrasada, sendo 1.494 de CoronaVac/Butantan e 699 de AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

A pasta mobilizou, em escala de horas extras, dez profissionais de saúde, sendo cinco em cada uma das unidades: o Crab (Centro de Referência da Atenção Básica) da Vila Rezende e USF (Unidade Saúde da Família) Terra Rica/Eldorado 2, das 8h às 16h. Não era necessário agendamento. O coordenador da Vigilância em Saúde, Moisés Taglietta, afirmou ontem que a população deve buscar a 2ª dose da vacina, uma vez que só assim é possível fazer a imunização contra a covid-19. “É de extrema necessidade porque as pessoas só estarão imunizadas após a 2ª dose. Não funciona com uma dose só.

A vacina foi produzida dessa maneira. Ela funciona com as duas doses. É necessário que as pessoas busquem a 2ª dose ou elas não estarão se protegendo e também não estarão protegendo as outras pessoas. É um momento de a gente se proteger e contribuir com a proteção de toda a população. Só vamos conseguir fazendo as duas doses”, apontou. O secretário da Saúde, Filemon Silvano, alertou que, ‘nesse momento de profundo agravamento da pandemia, é crucial que a população colabore e tome as duas doses da vacina’. “Esse momento talvez seja o pior desde o início da pandemia. Nossas taxas de ocupação de leitos de UTIs e enfermarias Covid estão altíssimas, tanto na rede pública como na rede particular. Infelizmente estamos perdendo muitos piracicabanos para a Covid.

Por isso reforçamos, novamente, que a população precisa colaborar e tomar as duas doses da vacina”, afirma. A Saúde reabriu ontem a agenda para vacinação contra covid-19 de pessoas com 58 e 59 anos sem comorbidades. O agendamento deve ser feito pelo site vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro. A secretaria informou que há vagas também para pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades de 18 anos ou mais se vacinarem contra covid-19.

MORTES E CASOS

Piracicaba registrou ontem mais duas mortes e 280 casos confirmados de covid-19. Com os registros, a cidade passa a contar com 1.016 óbitos e 53.367 infectados. Nesta terça-feira, a taxa de ocupação da UTI (unidade de Terapia Intensiva) do SUS (Sistema Único de saúde) em Piracicaba era de 98%, ente os 86% do setor privado.

Beto Silva

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dez + 19 =