Filemon disse que salário não é atrativo aos médicos
O déficit de pessoal na rede municipal de Saúde de Piracicaba é de 600 profissionais, somados médicos, enfermeiros, dentistas e outros cargos da pasta, segundo informou o secretário Filemon Silvano, durante audiência pública realizada nesta sexta-feira (27) na Câmara Municipal. Segundo o gestor, a limitação salarial é um dos fatores que contribui para o atual déficit. “Estamos com uma grande falta de profissionais na nossa rede, mas não a estamos deixando desassistida. Estamos fazendo mutirão e, às vezes, um médico cobre outra unidade de saúde para não deixar a região”, disse o secretário.
Filemon foi convocado a participar da audiência para discutir as questões referentes à falta de médicos e a limitação do teto salarial em R$ 15,500 mil, apontada como o principal impedimento para que médicos aceitem atuar na cidade.
A limitação legal para que servidores públicos municipais recebam salários acima do subsídio do prefeito afeta, atualmente, cerca de 27 dentistas e 61 médicos lotados na Secretaria de Saúde e, no ano que vem, pode atingir cerca de 250 profissionais da área, conforme informou o secretário.
“Não conseguiremos arrumar médicos em nosso município se não tivermos um valor atrativo para eles”, disse Filemon.
Segundo o secretário, a remuneração dos profissionais de saúde em Piracicaba é baixa, mesmo quando comparada aos salários de municípios menores da Região. “Desde 2012 congelaram o teto do prefeito em Piracicaba, no entanto, não pensaram nessa problemática, que chegou agora nesta administração. Se fosse dado o mesmo reajuste dos servidores efetivos, hoje, o salário do prefeito estaria em torno de R$ 26.000 mil e nós não estaríamos tendo essa discussão aqui”, acrescentou.
Durante a reunião, a chefe da Procuradoria Legislativa da Câmara Municipal, Patrícia Kimura, trouxe que o atual entendimento, já discutido com a Procuradoria do Município é pela impossibilidade, nesta legislatura, do aumento do subsídio do prefeito.
Beto Silva
[email protected]
LEIA MAIS
- Saúde vai abrir Crab Vila Sônia para teste de covid-19
- Ame Piracicaba amplia em 63% atendimento a casos de câncer pele na RMP
- Estudantes doam 500 litros de leite à Casa do Bom Menino
- Deputado questiona reajuste das praças de pedágio apenas para a região de Piracicaba
- ‘Tutor de responsa’: programa realiza triagem para castração de animais em Piracicaba