• Delícias de dar água na boca
  • Delícias de dar água na boca
  • Delícias de dar água na boca

Delícias de dar água na boca

A confeitaria é uma arte culinária que tem ganhado cada vez mais atenção no Brasil. Sim, arte, porque a precisão e cuidado na preparação dos doces não podem ser chamados de outra forma.

Nesse cenário, Kadu Barros se destaca como um chef renomado. Com mais de 700 mil seguidores no Instagram, onde posta fotos das delícias que prepara, e proprietário de uma das docerias mais famosas de São Paulo, a Doceria Kadu Barros, nos Jardins, o mestre-cuca é um especialista na habilidade de encher os olhos com a beleza das receitas. O chef viaja pelo Brasil para oferecer consultorias a cozinheiros e proprietários de outras confeitarias, motivo pelo qual esteve em Piracicaba há algumas semanas, e aqui orientou a formulação de receitas para a inauguração de uma cafeteria.

Kadu Barros conta que o interesse pela culinária começou na infância. “A primeira memória da infância que tenho, ligada à culinária, é que minha mãe estava cozinhando pão de ló e ela me chamou para ajudar”, relembra. “Eu a vi misturando todos os ingredientes e no final saiu uma massa incrível. Ela me disse que o forno era uma caixa mágica e aquilo me encantou. Desde então, eu nunca mais parei”.

Participou de vários cursos de formação em culinária e passou por diversos estágios na área, desde gastronomia japonesa, padaria e até mesmo açougue, com o objetivo de adquirir o máximo possível de conhecimento, mas a paixão pelos doces falou mais alto, assim como a expectativa de que o retorno financeiro na área seria certeiro.

Quando optou por abrir a doceria e trabalhar com as delícias do chocolate, há quatro anos, Kadu conta que queria sair da mesmice. “Cansei das mesmices e tive a ideia de trabalhar com tipos de chocolate famosos, com o objetivo de mostrar às pessoas que é possível comer tudo isso sem que se torne algo caro”, afirma Kadu.

E não dá para negar que o chef realmente inovou. Entre as criações da cozinha de Kadu estão a coxinha de brigadeiro e a bola mousse, uma espécie de docinho de festa recheado com mousse de chocolate. O chef revela que essa segunda faz sucesso com alguns artistas que são clientes constantes, como os apresentadores Luiz Bacci e Helen Ganzarolli.

As receitas são feitas logo pela manhã e a tarde doces fresquinhos esperam os fregueses. Apesar de todas as conquistas, o entrevistado afirma que o caminho para o sucesso foi difícil. “Acredito que nenhum caminho seja fácil, principalmente quando se trata de abrir seu próprio negócio e criar suas próprias receitas. Quando se entra no mercado tentando inovar, isso se torna um passo arriscado e todos os olhos se voltam você”, diz. “Consegui vencer e hoje muitos chefs utilizam os mesmos ingredientes que introduzi em minhas receitas”.

Kadu Barros diz que suas receitas não tem segredo, pois várias delas ele ensina a fazer em suas redes sociais, o sucesso também não tem ingredientes secretos. Ele aconselha a inovar com qualidade. “O segredo é trabalhar com produtos de qualidade e esquecer a confeitaria clássica, que hoje já não chama mais atenção. Invista em produtos chamativos e trabalhe bem, assim seus clientes, com certeza, irão retornar”.

 

Mariana Requena