Delícias julinas

Conhecidas também como festas de São João, as festividades juninas e julinas, tradicionais no Brasil, tiveram origem na Europa como uma festa pagã, em comemoração à fertilidade da terra e às boas colheitas. Elas chegaram à nação verde e amarela por meio dos portugueses, durante o período colonial, e se perpetuaram como tradição religiosa. Atualmente, além de danças em grupos e roupas com estampa colorida e xadrez, são caracterizadas por variados quitutes, doces e salgados, à base, principalmente, de ingredientes como milho, amendoim e coco.
Cocadas, pamonhas e paçocas são alguns exemplos de comidas típicas das festas juninas e julinas e em Piracicaba elas podem ser encontradas prontas em diversos estabelecimentos, inclusive com algumas adaptações na receita.
A loja de doces Cantinho Doce, situada no Centro do município, possui mais de 20 itens para montar uma mesa de festa junina. “O pessoal é bem tradicional e procura paçoca, doce de abóbora e de batata-doce, pé-de-moleque, pé-de-moça e pé-de-boi. Há, também, quem muda um pouco e usa muito maria-mole, doce de banana e suspiro. No geral, percebo que o pessoal diversifica bastante na hora de comprar”, comentou o proprietário do local, Genaldo Vasconcellos.
Outro estabelecimento que oferece preparações tradicionais das mesas de festas juninas e julinas é a Doces Martini, também localizado na região central da cidade. Além de produzir cocadas brancas e de coco queimado, coloca à disposição dos interessados cocadas de leite condensado, de maracujá e assada. O Biscookie, especialidade da casa, é uma cocada feita com coco e cacau. É um doce preparado com açúcar de coco e óleo de coco, o que resulta em alimento com baixo índice glicêmico e repleto de carboidratos, conforme Ricardo Martini, responsável pela doçaria.
Paçocas também são vendidas no local, nas versões doce e salgada e fit, sendo esta última preparada com açúcar de coco e sal do Himalaia. Há, ainda, as chocoçocas, feitas com cacau e gengibre. Pé-de-moleque, pé-de-moça, cocadas, amendoins (torrado, doce, salgado e com ou sem pele), doce de abóbora, doce de batata e torrones são comercializados por unidade, quilo e encomenda.
Popular em Piracicaba, a Fábrica di Pamonha possui uma filial no Mercadão Municipal que oferta diversos alimentos feitos com milho, como pamonha (doce, salgada e com recheios de queijo, calabresa, doce de coco e goiabada), curau e bolo.
De acordo com a gerente da unidade, Neide Roseli Assarice, o principal diferencial dos produtos da Fábrica di Pamonha é que as pamonhas não possuem nenhum conservante. “Na fábrica e aqui na loja, todos os dias são produzidos produtos fresquinhos. Os bolos que são servidos, por exemplo, eu mesma asso”, comentou.
SERVIÇO — Cantinho Doce (rua Dom Pedro I, 1129 – 1133, Centro). Informações: (19) 3435-5599. Doces Martini (rua Ipiranga, 1707, Centro). Informações: (19) 3433-2777. Fábrica di Pamonha (dentro Mercadão Municipal, praça Alfredo Cardoso, 1336, Centro, boxes 123 e 124). Informações: (19) 3377-2285.