Descomplicando o metaverso

O metaverso é uma nova tendência imersiva de fazer negócios, cuja proposta é aproximar as pessoas em um mundo virtual por meio de plataformas 3D que proporcionam experiências nas quais não há diferença entre o universo digital e o real. É compreendido como um espaço coletivo e virtual compartilhado e constituído pela soma da realidade virtual com a realidade aumentada e a internet. Seu objetivo é facilitar ações e estratégias que podem ser utilizadas com a finalidade de atrair marcas e consumidores para o mundo virtual. Para muitos, o propalado metaverso não passa de um delírio coletivo dos admiradores da tecnologia. Por outro lado, há os que dizem que ele é o futuro da internet. Uma pesquisa realizada pela On The Go (2022) identificou expectativas e entendimentos sobre o tema com brasileiros, possibilitou a compreensão de suas especificidades e, por meio das informações obtidas, constatou que é uma ferramenta para os gestores tomarem decisões em seus negócios. Os resultados apontaram que 56% dos participantes declararam saber o que é o metaverso, e parte dos entrevistados (12%) acredita que o metaverso é apenas uma grande empresa de tecnologia. No que concerne à compreensão do conceito de metaverso, 55% consideram-no como mundo virtual gerado por computador em que as pessoas podem socializar, trabalhar e jogar. Ao serem questionados sobre a visão deles a respeito do metaverso, foram obtidos os seguintes resultados a partir de suas respostas: a maioria dos participantes possui uma visão positiva, 72% acreditam ser o futuro da tecnologia, 70% compreendem ser uma tendência que crescerá cada vez mais, e ser uma evolução natural da internet corresponde a 65%. As visões negativas também foram identificadas com 16% declarando ser coisa para jovem, 10% julgam a tecnologia como socialmente excludente e aqueles que o consideram como moda passageira corresponde a 5%. Ao investigar quais finalidades gostariam de explorar primeiro no metaverso, o estudo revelou que os entrevistados acreditam que em diversas áreas de nossas vidas, como atividades sociais, relacionamentos, assistir a séries, filmes, jogos, shows virtuais. Em relação às atividades do dia a dia, destacam-se trabalho, estudo e ensino, compras. As três gerações X, Y e Z são unânimes quanto às prioridades de trabalho e estudo. No que se refere a investir dinheiro no metaverso, prevalecem as opiniões como algo inseguro. No tocante a quais marcas gostariam de ver no metaverso, a pesquisa mostrou que não existe uma específica, mas os entrevistados acreditam que será criado um mundo virtual em que as marcas que ficarem de fora perderão dinheiro. Para o segmento de moda, 27% dos participantes gostariam de ver as marcas Riachuelo, Zara, Netshoes, Avon, Arezzo e C&A. No seguimento financeiro, os mais citados foram Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Santander, PayPal e Nubank. Ao relacionar os resultados da pesquisa com as possíveis ações estratégicas que se pode aplicar nos negócios, é importante considerar que mais da metade dos participantes da pesquisa conhecem o metaverso e se sentem bastante animados para testar as possibilidades trazidas pela nova tecnologia. Fica evidente que possuem uma visão clara de que haverá grande interseção entre a vida analógica e a off-line. De acordo com os resultados da pesquisa, observa-se que existe também uma parcela expressiva que não conhece o metaverso e outra que o considera uma rede social, uma plataforma de jogos ou site de compras. Desse modo, para adotá-lo em seus negócios e ser bem-sucedido nessa iniciativa, é fundamental refletir sobre o que seu mercado pensa sobre ele.

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