Descontrole Emocional

Foto: Pexels

O controle das emoções é fundamental para o desenvolvimento emocional dos individuos e para a harmoniosa adaptação nas diferentes áreas da vida humana. Nos dias atuais com tantas mudanças que a pandemia trouxe para a vida em sociedade, estimulando formas novas em como conduzir a rotina diária, manter –se com as emoções equilibradas acaba sendo um desafio diário muito necessario para a manutanção da saúde mental, já que os indices por desencadeamento de quadros psiquiatricos não param de aumentar na rede de saúde e o descontrole emocional gera intenso impacto pessoal e profissional na vida dos portadores.
Não é uma tarefa fácil administrar as emoções no dia a dia, muitas vezes enfrentamos em nossa rotina situações estressantes, nos deparamos com frustrações, desmotivação em relação as expectativas criadas, julgamentos, preconceitos, dentre outras situações que podem gerar prejuizos emocionais. E quando nosso psiquico não está bem tende a refletir no nosso corpo que também não fica bem. Portanto o descontrole emocional surge quando nos perdemos em nossas proprias emoçóes e os individuos que deparam-se com essa dificuldade tende a apresentar frequentemente alteração do humor, nervosismo com muita frequencia, sentem –se vulneraveis, e em casos extremos apresentam comportamentos onde podem exceder com agressividade aumentada.
Quando um individuo depara-se com a vulnerabilidade e falta de controle dos proprios sentimentos, estabelece prejuizos significativo em sua vida. Afetando os relacionamentos com familiares, cônjuge, filhos, amigos que não são estruturados em uma base saúdavel, havendo atravessamentos inclusive no ambiente de trabalho pela postura com falta de profissionalismo.
As formas que os individuos reagem ao descontrole emocional são: apresentando ações para atingir outros individuos ou machucando a si mesmas, qualquer uma das maneira de reagir ao descontrole emocional é grave e necessário a busca por ajuda.
Individuos descontrolados emocionamente apresentam maior dificulade com atividades que exigem concrentração, e mesmo que consigam, isso ocorre por periodos reduzidos. Outra caracteristica que exacerba é a ansiedade e individuos muito ansiosos acabam tomando decisões de maneira impulsiva, sofrendo em momentos posteriores com o estresse, a rejeição e as frustrações que geram as escolhas mal sucedidas. Também é comum esses individuos apresentarem prejuizos no sono, com a insonia, acordando sempre com relatos de que estão cansados no dia seguinte. Essas pessoas também tendem a sentir muita irritabilidade, irritando-se com os demais facilmente por não conseguirem controlar suas emoções. Esse desequilibrio pode ser responsável por diversas dificuldades fisicas, como: dores musculares, dores de cabeça, gastrite, estresse e até desencadear quadros psiquiatricos como depressão, entre outros.
A todo tempo novas situações podem propiciar o descontrole emocional, por isso é importantissimo além de tratar os sintomas, descobrir a causa desse descontrole, e um psicólogo pode ser um forte aliado na busca do autoconhecimento, ajudando a lidar com diversos outros fatores de carater emocionale amparará com reflexões na busca pelas melhores estrategias para cada caso, pela necessidade de olhar para cada individuo que apresenta desequilibrio de maneira individualizada, respeitando sua singularidade e complexidade. Claro que existe os casos de descontrole emocional pontual, pelo atravessamento de situações dificéis, porém é importantissimo o diagnóstico correto, considerando os sintomas, histórico familiar, ambiente de desenvolvimento, génetica, para que o tratamento possa ser eficaz e a os resultados apareçam mais rápido.

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

três × 5 =