Poupatempo não tem atendimento preferencial, reclama despachante | Foto: Amanda Vieira/JP

Com a Ciretran de Piracicaba aberta – durante o período da pandemia – apenas para procedimentos internos, despachantes da cidade precisam enfrentar filas e o atendimento reduzido no Poupatempo da praça José Bonifácio para dar entrada em documentos, o que antes realizava na unidade do Detran no Jardim Califórnia.

Geraldo Antônio Dias Berno, do despachante São Cristóvão, no bairro Alto, é idoso, considerado do grupo de risco, e se viu obrigado a se deslocar ao Poupatempo no Centro de Piracicaba por causa do trabalho. “Ficamos esperamos do lado de fora do Poupatempo, debaixo do Sol, aguardando de forma desorganizada nossa vez de ser atendidos. Além disso, sequer tem fila de atendimento prioritário. É lei, um direito adquirido ao longo da vida e que um órgão do Estado não cumpre”, ele ressalta, que diz ter 50 anos como despachante.

Berno também denuncia da empatia dos funcionários do Poupatempo. “Sequer ajudam a manter o distanciamento social e ao perguntarmos algo, simplesmente nos mandam pegar a fila e aguardar”, reclama o despachante.

O atendimento, ele explica, assim como o cidadão, precisa ser agendado pela internet, no site do Poupatempo. “Na Ciretran os serviços eram mais rápidos e o atendimento demorava menos”.

Questionado, o Detran confirmou que o atendimento aos despachantes, neste momento, é mesmo apenas via Poupatempo, mas não respondeu sobre o atendimento prioritário, uma das principais reclamações de Berno. Segundo a assessoria do órgão estadual, desde que reabriu ao público, em 10 de setembro, a unidade já realizou 2,7 mil atendimentos aos cidadãos e 5,5 mil documentos entregues aos despachantes.

“Neste momento, para evitar aglomeração, por conta da pandemia, apenas os serviços que ainda não estão disponíveis de forma online, como transferência de CNH, primeira habilitação, reabilitação, adição e mudança de categoria, além de serviços de veículos, como segunda via do Certificado de Registro Veicular (CRV) são realizados de forma presencial. Os demais, seguem mantidos no site – www.poupatempo.com.br ou aplicativo Poupatempo Digital”, respondeu em nota.

Leia Mais:
Condutor do Corolla que matou mãe e filho após acidente é solto
Piracicaba pode ter 100% das escolas estaduais em tempo integral
Moisés Egert fala sobre a possibilidade de voltar ao XV

Erick Tedesco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × 5 =