Detran e Sebrae oferecem linhas de crédito às autoescolas

As aulas serão a distância.(Foto: Claudinho Coradini/JP)

Parceria entre Detran.SP e Sebrae-SP visa capacitar e oferecer linhas de créditos com jurus abaixo da média do mercado para as autoescolas por meio do programa Empreenda Rápido. Pela pandemia da covid-19, essas empresas ficam, em média, cinco meses fechadas no estado. Os interessados em aderir ao programa devem inscrever-se no site. As aulas serão a distância.

O Detran.SP informa que a ação quer contribuir “não só para resguardar o trabalho dessas empresas impactadas, como também aprimorar e aperfeiçoar a atuação dos profissionais, gerando novas oportunidades de negócios e melhor atuação”, diz. Em caso de dúvidas, o contato do Sebrae-SP é o 0800 570 0800.

O impacto foi grande. O empresário João Victor Vianna Gaspar, seu pai e madrasta, por exemplo, ficaram sem renda nos cinco meses fechados. Por isso, Gaspar avalia que a ajuda para os pequenos poderia ter vindo antes. “A autoescola praticamente ficou cinco meses fechada, a gente parou as atividades um pouco antes da quarentena ser decretada. O Detran pediu um pouquinho antes. […] Os meses mais difíceis mesmo que eu mais precisava de um suporte, auxílio, eram os meses que eu estava parado”, comenta.

Gaspar conta que cerca de 95% dos alunos, também por problemas financeiros, pararam de pagar os carnês. Para tentar se manter, recorreu à suspensão contratual da única funcionária. Lembra que o negócio da família, de 5 anos, nunca tinha passado por algo parecido antes. “Nesses cinco meses, a gente ficou zerado. […] Só chegando conta desses cinco meses, água, luz, telefone, contas pessoais e sem arrecada”, comenta.

Com a retomada, para atrair novos clientes e alavancar o negócio, assim como outras autoescolas, a de Gaspar também recorreu às promoções. “Agora com as atividades já iniciadas, a gente fez uma promoção, conseguiu pegar um bom número de aluno”, comenta.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois + 18 =