Religious concepts Hand praying to God Human hands pray for blessings from God.

Quieta no meu canto, pergunto-me o que é vontade de Deus e o que é livre arbítrio da nossa parte. Se devemos sempre permitir que Deus aja e fiquemos apenas observando para ver o que acontece. Reflito sobre as escolhas em nossas vidas, os caminhos que desejamos seguir e os planos de Deus. Será que podemos estragar tudo o que o Senhor tinha para nós?

Penso, sempre, até que ponto o que nos acontece é plano divino, ou se ocorreu por iniciativa nossa, na urgente necessidade de agir num determinado assunto. Sim, queremos buscar a vontade Deus, sabemos que Ele tem o melhor para cada um de nós. No entanto, tomamos a frente, agimos à nossa maneira, do modo como julgamos resolver bem uma situação.

O que terá Deus determinado para mim que deixei escapar, por simples burrice, ignorância ou teimosia em fazer do meu jeito e não do d´Ele? Quando foi que deixei de ouvir meu coração e as inspirações do Espírito? Não sei. Temos fases e fases na vida. Aquelas em que nos entregamos de corpo e alma a Deus e deixamos tudo nas Suas mãos, e outras em que resolvemos do nosso jeito.

O que Deus determina para cada um de nós? Ele terá um plano traçado e nós alteramos tudo, mexendo aqui e ali? Às vezes, penso que a vontade de Deus se cumpre, de qualquer forma, e o resultado final é o que Ele teria desejado para nós. Independente do nosso livre arbítrio, da nossa iniciativa e ações diante de fatos e acontecimentos. Afinal, como saber? É mais um dor para nossa vã compreensão…

Penso também nos dons do Espírito. Recebemos diferentes dons, mas o Espírito é um só. Cada um desenvolve um potencial, uma habilidade e a todos o Espírito confere Sua graça, sua bondade na realização destes dons. Quem deixou o curso de Direito para estudar Gastronomia deverá ter suas razões. O menino que detesta escola, mas é aplicadíssimo nos esportes terá a bênção do Espírito nas suas conquistas.

De qualquer forma, estaremos em obediência a Deus, naquilo que Ele designou para cada um de nós. Ele nos dirige para o bem, para que façamos a nossa parte com empenho e dedicação. Respondemos a isso conforme a vontade do nosso coração. Podemos até ser relapsos e indiferentes, porém sucumbimos totalmente responsáveis e conscientes de um mistério que paira no ar.

Mas o que é vontade do Senhor, aquela, inevitável, que já está determinada para mim, para você, para todos nós? Cabe aqui, um pouco de sabedoria, de espírito crítico para compreender o incompreensível. Deus é mistério. O mais belo deles. E sempre acredito que se nos deixamos levar pela Sua vontade, teremos a melhor resposta para tudo nesta vida.

É impossível penetrar nos planos de Deus. Nunca saberemos o que é plano divino e o que é ação de nossa parte. Entre uma coisa e outra, há um turbilhão de decisões, juízos e critérios. Feliz do homem que consegue ter o divino discernimento, a lucidez da alma, para bem decidir.

Penso nas inúmeras situações em que não consultei o Senhor e agi do meu modo. Teria sido diferente se tivesse deixado Deus agir? Ou foi o Espírito que me inspirou a tomar aquela atitude, naquele exato momento? Eu amo pensar que se eu nada fizer, Deus fará. Que se eu não agir, Deus agirá por mim. E Ele fará o melhor.

Leia Mais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − nove =