Público-alvo são crianças e adolescentes até 15 anos | Foto: Amanda Vieira/JP

Amanhã (17) é o Dia D de vacinação contra poliomielite e multivacinação. As unidades de saúde vão atender a população das 8h às 16h para vacinar crianças e adolescentes até 15 anos. A campanha visa atualizar a caderneta e oferece todas as vacinas do calendário básico. Ela ocorre até o dia 30.


Ao todo, 15 unidades participam do Dia D, entre Crabs, UBSs e PSF. Os Crabs são da Vila Rezende, na rua Santo Estevão, 394; Piracicamirim, na rua Golçalves Dias, 1070; Novo Horizonte, na rua Moacir Martins, 255; Santa Terezinha, na rua Nicolau Zem, 220; Vila Sônia, na rua João Zem, 751; e Via Cristina, na rua Raposo Tavares, 1851.


As UBSs Centro, na rua França, 277; Caxambu, na rua Engenheiro Romano Coury, 513; Jupiá, na rua João Eudóxio da Silva, s/n; Planalto, rua Herculano Mônaco, 180; Parque Piracicaba – Baldo, na rua Palmital, s/n, Esplanada, na rua Augusto Furlan, 31; e Pauliceia, na rua Santa Helena, 334.


Já os PSFs são de Ártemis, na rua Fioravante Cenedese, 881; e Anhumas, na rodovia Luiz Dias Gonzaga, 11. “É de fundamental importância que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação”, comenta a enfermeira responsável pelo setor de imunização da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Karina Corrêa Contiero.


O público-alvo para a vacina contra poliomielite são crianças de até cinco ano. Já na multivacinação, crianças e adolescentes menores de 15 anos. “Esta ação tem como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar a cobertura vacinal, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e erradicação desses doenças”, explica Karina.

‘VACINAR É PROTEGER’
Com o lema “vacinar é proteger”, a Associação das Famílias de Rotarianos de Piracicaba e os clubes de Rotary de Piracicaba entregaram à SMS 20 mil panfletos para serem distribuídos à população com informações sobre as vacinas.


No sábado (17) os clubes realizam carreata para incentivar a população a procurar as unidades de saúde para se vacinar, a partir das 9h, no bolsão da Estação da Paulista, com apoio de grupos de motoqueiros e jipeiros da cidade.

O Rotary tem o projeto mundial “End Polio Now”, que visa erradicar a doença.
A poliomielite é causada por um vírus que invade o sistema nervoso, causa a paralisia e pode levar a óbito. Porém, a vacina é eficaz contra o vírus e salva vidas. Temos a certeza de que, se toda população se vacinar, conseguiremos erradicar esse vírus do mundo”, lembra a presidente da Associação, Danielle Pupin Ferreira.

LEI MAIS:

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois × 3 =