Dia D de vacinação contra a influenza e o sarampo aplicou 6.423 doses em Piracicaba no último sábado

Foto: Alessandro Maschio/JP

Foram aplicadas 3.877 doses da vacina contra a influenza (gripe) e 2.546 doses da vacina contra o sarampo

Com aplicação em 36 unidades de saúde, o Dia D de vacinação contra a gripe (Influenza) e o sarampo aplicou 6.423 doses no sábado, (30). De acordo com balanço da Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas 3.877 doses da vacina contra a gripe em crianças, trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais e 2.546 doses da vacina contra o sarampo em crianças de seis meses a quatro anos. A campanha continua em todas as unidades de saúde e não é necessário agendamento.

“Com as temperaturas mais baixas, consequentemente, os casos de gripe tendem a aumentar, por isso que tomar a vacina é muito importante para a proteção coletiva. Então, pais, levem seus filhos de seis meses a menores de cinco anos na unidade de saúde mais próxima para tomar a vacina contra a gripe e também a do sarampo, porque também estamos vendo, infelizmente, casos de sarampo no Estado e no País”, afirma o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Agora a vacina contra a gripe está disponível para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças (seis meses a quatro anos) e gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias).

Nos mesmos locais e horários, a vacina contra o sarampo também está disponível para trabalhadores da saúde e crianças (seis meses a quatro anos). Esses grupos devem apresentar a carteirinha de vacinação.

A técnica de enfermagem Erika Patricio Estrada Rocha de Lima levou a filha Liz, de 10 meses, para se vacinar contra a gripe e o sarampo no Dia D, no PSF do Tupi.

Erika também aproveitou e tomou sua vacina contra a gripe.

“Todos os anos tomo a vacina da gripe, a vacina é a forma mais eficiente de proteger nossos bebês”, afirma Erika, que lembra que a filha nasceu de 35 semanas, pesando pouco mais que 2 kg e hoje está com 10 meses e pesando 10 kg. “Ela é super saudável, nunca ficou doente”, complementa.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, já foram aplicadas, do início da campanha até 30 de abril, 29.896 doses da vacina contra a gripe em idosos, trabalhadores da saúde, crianças e gestantes e puérperas em Piracicaba.

A meta é vacinar 90% da população desses grupos. A população estimada desses grupos é de 107.521 pessoas.

A Vigilância Epidemiológica lembra que as gestantes e puérperas contadas nesse período haviam sido vacinadas na rede particular.

Em relação à vacinação contra o sarampo, a campanha indiscriminada é para as crianças de seis meses e menores de cinco anos. Ou seja, será vacinada independente de quantas doses já têm na carteirinha. Esse grupo começou a ser vacinado no Dia D, 30 de abril, quando 2.546 doses foram aplicadas.

A meta é vacinar contra o sarampo 95% desse grupo. A população estimada nessa faixa etária é de 22.448 crianças.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

12 − quatro =