Dia das Mães comemorado por cinco gerações

Foto: Claudio César Coradini/JP

Os dias nunca foram tão felizes no lar da dona de casa Maria Vilma Teixeira de Oliveira, 65 anos, onde ela mora com a filha Ana Beatriz, 47, a neta Gabriela Roberta, 21, e a bisneta Beatriz Antonella, de apenas cinco meses. Pode parecer impossível quatro mulheres de variadas faixas etárias convivendo pacificamente sob o mesmo teto. Para quebrar a calmaria do ambiente, acrescentamos a figura (e a presença) da matriarca Pierina Pereira da Silva Teixeira, de 83 anos.

Ela não quis dividir o mesmo teto com as quatro gerações porque, segundo a filha Maria Vilma, ‘prefere manter a privacidade’. Mesmo assim, a ‘mãe de todas’ está presente na cobrança diária quanto ao protocolo de cuidados contra a covid-19.
“Imagine uma pessoa que toma um banho de álcool toda vez que volta da rua”, ironiza a Maria Vilma ao se referir à preocupação da mãe, avó, bisavó e tataravó.

Foi ela, segundo Maria Vilma, a quem mais ficou ansiosa quando a pequena Beatriz Antonella nasceu, em pleno auge da pandemia. “A minha mãe não via a hora da Gabriela voltar para casa pra conhecer a primeira tataraneta”, lembra a bisavó acrescentando que o grande encontro só ocorreu após quatro dias da recém-nascida em casa.

Questionada se a caçula da família não corre o risco de se tornar uma ‘menina mimada’ com tanta atenção das quatro gerações, Maria Vilma é enfática. “Mas eu coloco limites, falo pra ela que as coisas não assim”, diz com uma gargalhada.

Ela conta com orgulho do sentimento de união que rege o relacionamento das cinco gerações das mulheres. “Minha filha (Ana Beatriz) foi meu braço direito, minhas pernas, meu tudo, quando o pai dela (morto há quatro anos) viveu 18 anos paraplégico, sem ela o pai não teria vivido tanto assim”, lembra.

Apesar dos exageros da matriarca, ela confessa que o sentimento de amor e cuidado entre as gerações é o principal ingrediente para este Dia das Mães.

Beto Silva

[email protected]

Leia Mais:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 − quinze =