‘Dia do Caçador’ é rejeitado pela Câmara Municipal de São Pedro

Foto: Divulgação

Projeto parecido foi apresentado e retirado em Piracicaba

A Câmara Municipal de São Pedro rejeitou, por 11 votos contrário e uma abstenção, o projeto de lei que institui no calendário oficial do município, o dia 9 de julho, como o dia dos colecionadores, atiradores e caçadores, que formam a sigla CACs. A proposta é de autoria do presidente da casa, Carlos Eduardo Oliveira, o Du Sorocaba (PL) e do primeiro secretário, Adolosn de Jesus, o Branco, (DEM).

A sessão desta terça-feira (28) foi acompanhada por protetores e simpatizantes da causa animal, que são contrários à proposta. Na semana passada, o Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), por meio do projeto Corredor Caipira, encaminhou à Câmara uma manifestação contrária ao projeto. Nela, técnicos e educadores do núcleo classificaram a proposta como ‘retrocesso por ser pró armamentista’, o que – segundo documento – prejudica ações de defesa da vida, do desenvolvimento sustentável e da possibilidade de futuro melhor às
próximas gerações.

Em carta, o veterinário Samário Menezes, especialista no atendimento de animais silvestres, infirmou que auxiliou a Polícia Militar Ambiental com pareceres técnicos de animais provenientes da caça e, portanto, se posicionou contrário ao projeto.

O veterinário citou a lei federal 5197 de 1.967 que proíbe a caça no país de quaisquer espécies em qualquer fase de desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro. Menezes também citou que já existe o dia 3 de agosto dedicado ao atirador desportivo.

A protetora de Piracicaba Thaty Freitas acompanhou a votação do projeto. Ela comemorou a decisão da maioria e lamentou a postura do defensores da proposta. Na semana passada, o vereador de Piracicaba, Wagner Oliveira, o Wagnão (CID) retirou proposta idêntica, após repercussão negativa.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

treze + dezenove =