Dia dos Pais: cervejas e carnes alavancam vendas

bebeidas Bebidas tiveram queda de preços: opções de presentes. (Claudinho Coradini /JP)

Apesar de ser uma data comemorada pelas famílias brasileiras, o Dia dos Pais não está entre as principais quando se trata de vendas nos supermercados. Porém, este ano o cenário parece ser um pouco diferente. Tanto que a Apas (Associação Paulista de Supermercados) espera crescimento de 1,5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Cervejas e artigos para churrasco devem ser os campeões de venda.

Segundo a entidade, para os supermercados, as vendas nesta época envolvem, basicamente, produtos ligados a um almoço especial com massas e carnes (para churrasco). Porém, agora, os supermercados também são usados como um canal onde podem ser comprados presentes, principalmente, cervejas importadas ou artesanais e os vinhos. “Como as bebidas alcoólicas estão com deflação no acumulado de 2018, queda de 3,01%, esses produtos podem ser atrativos para se criar promoções e alavancar as vendas”, explicou o economista da Apas, Thiago Berka.

Para o gerente de uma rede de supermercados de Piracicaba, Rosalvo dos Reis Soares, a expectativa de vendas é de crescimento real para o período. “No conjunto total, a venda do Dia dos Pais é uma data importante e movimenta muito os setores de bebidas e artigos para churrasco, mas também, em nossa loja os setores de confecção e eletrônicos. Em comparação com o mês passado, esperamos crescer mais de 20%, já comparado ao igual período do ano passado, esperamos crescer, no mínimo, 10%”, apontou o gerente.

Berka lembrou que a comunicação e montagem da loja são outro ponto importante para mostrar aos clientes que os supermercados são muito mais do que o local onde você compra os produtos do dia a dia. “Supermercados ainda não são vistos como fonte de presentes, porém, podem garantir maior número de vendas, principalmente porque este é um ano em que bares e restaurantes vem sofrendo devido os cortes em gastos de lazer das famílias brasileiras”, avaliou o economista.

Rosalvo lembrou que bebidas como cervejas e destilados e os artigos para churrasco são os mais procurados nesta época. “Na questão dos artigos de churrasco, os mais vendidos são as carnes, petiscos e cervejas que já são rotina fazermos promoções e nesta data são mais vendidos devido a data. Apesar deste otimismo não podemos comparar esta data com o Dia das Mães, que é considerado um segundo Natal em vendas”, ponderou.

CRESCIMENTO – O setor de rotisserie é uma seção que os supermercados estão apostando nos últimos anos. Investem em espaços mais atrativos, pratos bem elaborados e nutritivos. “A cada ano as ações especiais nos supermercados aumentam com o objetivo de alavancar as vendas para a data. Entre as iniciativas estão as sugestões de cardápio para facilitar a decisão de filhos e cônjuges envolvendo várias opções de assados tradicionais (bovino, aves, peixes), saladas e massas prontas”, disse Berka.

 

(Felipe Poleti )