Dia dos Pais e churrasco

Baby Beef no Alho do Churrasqueadas alta

Para quem está em casa com o pai e quer surpreendê-lo no almoço deste domingo (9), o churrasco é opção suculenta e excelente para reunir a família.

Baby Beef no alho e farofa de carne seca
Ingredientes
2 kg de Baby Beef
Sal de parrilla
Pimenta do Reino
2 cebolas
100g de manteiga
5 dentes de alho
1 pimenta de dedo de moça
Farofa de carne seca
1kg de carne seca dessalgada e desfiada
100g de manteiga
½ xícara de azeite
4 dentes de alho
1 cebola
1 talo de alho poró
300g de farinha de mandioca torrada
Pimenta biquinho

Modo de preparo: Tempere o baby beef com sal e pimenta do reino a gosto. Pegue uma forma, faça uma cama de anéis de cebola e coloque o baby beef. Leve ao forno para assar em 180 graus por 1 hora e meia. Prepare uma manteiga temperada para passar no baby beef enquanto ele assa. Em uma cumbuca coloque a manteiga, alho picado, pimenta dedo de moça picada e uma pitada leve de sal. Misture tudo. Passe aos poucos no baby beef e deixe derreter na peça até formar uma crosta. Corte a peça em bife e depois em tiras para servir com o acompanhamento.

Farofa de carne seca: numa frigideira grande, derreta a manteiga, coloque o fio de azeite, a cebola picada e frite bem. Acrescente o alho picado, frite. Adicione a carne seca pré-cozida. Misture e deixe fritando. Corte a parte branca do alho poró em rodelas, acrescente na frigideira e misture. Coloque a farinha de mandioca e mexa até ficar consistente. Desligue o fogo e finalize com pimenta biquinho.

Costela desfiada com purê de mandioca
Ingredientes:
4kg de costela
Cachaça
Sal grosso
Purê de mandioca
1kg de mandioca cozida
100g de manteiga
Azeite
4 dentes de alho
Leite
Pimenta do reino

Costela Desfiada com Purê de Mandioca Churrasqueadas alta

Modo de preparo: Escolha o corte da costela chamado janela, com bastante carne e uma boa capa de gordura. Pegue a peça e banhe com a cachaça. Depois passe o sal grosso. Coloque a peça no papel-alumínio com a parte do osso para baixo e embrulhe com 4 voltas. Leve para a churrasqueira, 60 cm da brasa, por 3 horas com o osso para baixo, e depois vire por mais 1 hora para finalizar o assado. Retire o alumínio da costela e retorne na churrasqueira para dourar levemente no braseiro médio, 40 centímetros da brasa. Pegue a costela e retire os ossos para depois desfiar a carne. Acompanhamento: em um recipiente, coloque a mandioca bem cozida e amasse.  Numa frigideira, coloque um pouco da manteiga, um fio de azeite, o alho picado e deixe dourar. Acrescente o purê de mandioca, o leite, uma pitada de sal e de pimenta do reino e mexa. Misture o restante da manteiga e deixe formar a consistência.

Espetinho oriental
Ingredientes
1 kg de contrafilé
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 xícara de molho shoyu
1 limão
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola roxa
100g de cogumelo Porto Belo
Sal
Pimenta do reino
Espetos de madeira ou bambu
Molho teriyaki
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de saquê culinário
1 colher (chá) de vinagre
10 colheres (sopa) de shoyu
½ xícara de molho shoyu
1 colher (chá) de amido de milho

Espetinho Oriental Churrasqueadas alta

Modo de preparo: Corte em cubos a carne e coloque em um recipiente. Corte em cubos o pimentão vermelho e amarelo sem sementes, a cebola e adicione com a carne. Em outro recipiente coloque o gengibre ralado, o suco de limão, o molho shoyu, uma leve pitada de sal, pimenta do reino e misture. Banhe a carne e legumes com este tempero. Pegue os espetos e monte com a carne e legumes intercalados. Leve para a churrasqueira no braseiro médio, 40cm da brasa. Molho de acompanhamento: em uma frigideira coloque o açúcar mascavo, o gengibre para derreter. Junte o shoyu, o saquê culinário, o vinagre, e mexa até ficar consistente. Adicione a maisena para ficar cremoso.

Erick Tedesco