Samba de Lenço de Piracicaba está entre as atrações
As comemorações do Dia Internacional da Dança ganham em Piracicaba cinco apresentações da cultura popular marcada para hoje (sexta-feira), a partir das 19h30, no Parque da Estação da Paulista. A atração gratuita integra as atividades municipais da 14ª Semana de Dança. Esta modalidade de arte é celebrada todos os dias 29 de abril, data instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1982. A homenagem faz referência à data de nascimento do mestre do balé francês, Jean-Georges Noverre (1727-1810), reconhecido por ser autor de uma das obras sobre a dança mais importantes da história, ‘Lettres sur La Danse’ (As Cartas Sobre a Dança). A apresentação na Estação é uma realização da Comissão Organizadora da Semana da Dança, com apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e parceria da ETC Produções, Coletivo Anônimos da Dança e 7&8 Cia de Dança.
Depois de um hiato de dois anos devido à pandemia de covid-19, as apresentações voltam a ser presenciais em 2022. Nesta edição, a abertura ficará por conta da Gala da Cultura Popular, com homenagens a personalidades, grupos e coletivos que se empenham no desenvolvimento estético, ético e político da dança em Piracicaba. As apresentações incluem os grupos Afropira, Vila África, Samba de Lenço, Batuque de Umbigada e Maracatu Baque Caipira.
“A realização da semana é uma conquista da classe da dança. Nesta edição, a cultura popular estará em evidência, nos inspirando sempre por sua luta e resistência”, explica uma das organizadoras do evento, Fernanda Ferreira Oliveira. Uma segunda parte do evento acontecerá em maio em data a ser definida.
Cristiane Bonin
[email protected]
LEIA MAIS
- Palestra propõe reflexão sobre Super-Heróis Negros nas Histórias em Quadrinhos
- OSP faz reverência a clássicos da sétima arte com o grupo Choro da Resistência
- 1º Encontro Regional de Sapateado vai contar com 70 bailarinos de Piracicaba e região
- Orquestra Sinfônica retorna projeto que leva música às escolas municipais
- Mostra reúne acervo com mais de 70 anos de história dos Salões de arte piracicabanos