Dia Mundial da Limpeza vai ser dentro de casa

Por causa da pandemia, as ações devem ser individuais (Foto: Amanda Vieira/JP)

A pandemia que se estende provavelmente até o fim deste ano, também mudou as regras do Dia Mundial da Limpeza, celebrado e com ações ao redor do mundo – inclusive em Piracicaba – no dia 19 de setembro. Invés de sair às ruas e locais que potencialmente estão repletos de lixo para serem coletados, como o Tanquã e às margens do rio Piracicaba, a mobilização da edição 2020, organizado pelo movimento Pira no Plogging, será restrito ao ambiente doméstico de cada indivíduo interessado em contribuir com o meio ambiente.

Não à toa o lema é #eucuidodomeuquadrado, que como sugere o nome, busca conscientizar pessoas para o descarte indevido de resíduos sólidos dentro do lar. “Foi uma orientação da organização nacional para que seja incentivado apenas ações individuais, sem ir às ruas”, explica Carol de Andrade, que coordenada o Pira no Plogging junto à Maura Simões.

A ideia, reforça Maura, é fazer com que pessoas façam algo como separar o lixo orgânico do reciclado, faça uma faxina ou arrume o guarda-roupa para desentulhar o que não lhe é mais útil. “E que as pessoas façam um registro fotográfico digital desta movimentação e nos envie”.

Para o levantamento total da mobilização, Maura afirma que é importante filmar ou fotografar a ação e postar nas próprias redes sociais com as marcações #eucuidodomeuquadrado, @piranoplogging, @carolandrade ou, então, enviar ao Whatsapp (19) 99695-2720 para contabilizar a participação de Piracicaba no Dia Mundial da Limpeza em 2020.

Em 2019, Maura e Carol contam que Piracicaba participou junto a cerca de 1200 cidades de 180 países. “Na cidade, foram mais de 150 voluntários com uma coleta de cerca de cinco toneladas, divididos em torno do Bolsão de Estacionamento do Semae, arredores da Faculdade Anhanguera e Tanquã, com o grupo Unidos pelo Tanquã”, fala Maura.

Para enaltecer o Dia, Maura revela que o Pira Plogging tenta engajar estudantes ara participarem da ação.

Erick Tedesco

Beto Silva