Frases icônicas transformadas em arte por ilustradores. (Reprodução/Ilustrações)

O Fórum de Piracicaba recebe a partir de segunda-feira (2), até 31 de março, a exposição alusiva ao projeto “As Feição do Arco, Tarco, Verva”, inspirado no livro Dicionário do Dialeto Caipiracicabano, do escritor e jornalista Cecílio Elias Neto. A mostra foi exibida pela primeira vez na Câmara de Piracicaba, e, agosto do ano passado.


A mostra consiste em trabalhos gráficos realizados a partir dos verbetes presentes na obra Dicionário do Dialeto Caipiracicabano – Arco, Tarco, Verva. Patrimônio histórico e cultural imaterial de Piracicaba, o característico modo de falar da cidade se transformou em um livro de sucesso, produzido há mais de 30 anos pelo jornalista e escritor Cecílio Elias Netto.


Os ilustradores que participam da mostra são Erasmo Spadotto, Maria Luziano, Marangoni e Tarciso de Barros Lorena. Tem, também, obras de estagiários do Departamento de Documentação e Transparência da Câmara: Vitória Melega, Gabriela Barretto e Felipe Pasqualino Marques da Silva, com colaboração de Matheus Brandolise.


“As Feição do Arco, Tarco, Verva” ainda conta com trabalhos de alunos do artista Amauri Ribeiro: Mariana Oliveira, Marcos Saito, Bianca Menegon e Guilherme Fischer e do estagiário de design do Departamento de Comunicação, Felipe José Corrêa.


O vereador Pedro Kawai (PSDB), o autor da iniciativa da exposição, a exposição é tanto uma vitrine a renomados e novos talentos das artes gráficas como uma homenagem ao autor do Dicionário do Dialeto Caipiracicabano. “Além de termos encontrado artistas dispostos a darem suas contrições com as releituras, reverenciamos um livro de sucesso, de uma pessoa respeitada como o Cecílio Elias Netto”.


O livro Dicionário do Dialeto Caipiracicabano – Arco, Tarco, Verva é considerado um dos mais conhecidos do jornalista Cecílio Elias Netto. A edição mais recente, a sexta, foi publicada em 2016, com 1.479 verbetes.


Além dos tradicionais “Arco, Tarco, Verva”, outros verbetes que ganharam releitura nesta exposição estão abafá, porva, reiná, reiva, posá, lavá a égua, lembrá de cabeça, malemá, migué, dor na escadera, um pé lá otro aqui, tedéo, filão, dois par de vaso, rua de duas mão, pau de virá tripa, dá coa mão, morte morrida, tirá paia, porca miséria e banho de gato.

SERVIÇO
Exposição “As Feição do Arco, Tarco, Verva”, de 2 a 31 de março, no Fórum de Piracicaba (rua Bernardino de Campos, número 55, bairro Alto). Entrada gratuita.

Erick Tedesco

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × 3 =