Dicas para incluir na dieta e ajudar a prevenir o câncer de mama

Foto: Divulgação

Hábitos saudáveis ajudaram a reduzir a incidência de câncer de mama em cerca de 13% dos casos no Brasil em 2020

Estimulando cada vez mais o bem-estar para que as pessoas se sintam bem, o Gympass, plataforma que abrange todas as formas de atividades – físicas, mentais e emocionais – traz junto com seu parceiro Lifesum 3 dicas para incluir na dieta e ajudar a prevenir o câncer de mama.

Estudos refletem um cenário importante a ser discutido e levado em consideração. Fatores como menstruar precocemente, ter uma gravidez tardia, reposição hormonal, dentre outros fatores, podem influenciar as chances do desenvolvimento de câncer em mulheres, bem como o fator genético. Entretanto, existem hábitos e estilos de vida que podem mitigar essas chances.

Dados da pesquisa “Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física”, realizada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev), do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostram que hábitos saudáveis ajudam a reduzir a incidência de câncer de mama em cerca de 13% dos casos no Brasil em 2020. Esse levantamento faz parte de um estudo que analisou o impacto da má alimentação, do consumo de álcool, do excesso de peso, da inatividade física e da não amamentação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres no mundo todo, com cerca de 2,2 milhões de casos novos por ano. Uma boa alimentação combinada a um estilo de vida saudável podem ser agentes que possibilitam uma qualidade de vida ainda maior para as mulheres.

“A dieta pode desempenhar um papel enorme na prevenção de doenças. Os alimentos verdadeiros e saudáveis fornecem os ingredientes fundamentais para o que nos constrói e nos torna resistentes”, diz Christina Jax, Conselheira de Saúde da Lifesum.

Listamos abaixo 3 dicas para incluir na sua dieta e ajudar a prevenir o câncer de mama.

Frutas e legumes de cor escura
Mantenha suas refeições sempre coloridas! Adicionar tanta variedade de frutas e legumes de cor escura é uma maneira poderosa de ajudar a prevenir o risco de câncer de mama. Alimentos vegetais como bagas, pimentões, ameixas, batatas-doces e verduras de folhas escuras são fontes ricas em fitonutrientes e folato, o que podem ajudar a diminuir o risco de inflamação e doenças.

Alimentos inteiros
Mantenha os alimentos inteiros! Planeje suas refeições e petiscos com base em alimentos reais e integrais. Estudos mostram que as mulheres que consomem menos alimentos processados que contêm excesso de açúcar, farinhas refinadas e gorduras industrializadas têm um risco menor de desenvolver câncer de mama.

Chá verde e bebidas fermentadas
Mantenha-se hidratado! Escolher as bebidas certas pode fazer toda a diferença. Estudos mostram consistentemente que o chá verde com seus compostos anti-inflamatórios pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Além disso, fazer pequenas pausas no dia para apreciar o chá pode proporcionar relaxamento e contribuir para a diminuição do estresse. Outra grande escolha são as bebidas fermentadas, como o Kombuchá, que contêm bactérias benéficas para a saúde, que contribuem para uma melhor saúde imunológica geral.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezesseis − quinze =