Dicas para melhorar sua rede de contatos e conquistar indicações e bons resultados profissionais

Foto: Freepik

Mantenha as pessoas informadas sobre o seu trabalho e cerque-se das que podem acrescentar a ele

No ambiente corporativo, poucas habilidades são tão importantes quanto saber fazer “networking”, manter uma rede bem informada sobre o seu trabalho e, ao mesmo tempo, cercar-se de pessoas que podem acrescentar a ele não é tarefa simples.

Exige saber diferenciar o conselho da inconveniência, o elogio da bajulação, e a oportunidade da perda de tempo.

Para ajudar na tarefa, o consultor Marcelo Miyashita, que desde 2003 formou mais de 5 mil alunos em cursos de networking e marketing pessoal, elaborou dicas para os interessados em criar uma rede de contatos bem sucedida.

AMIGOS, AMIGOS. NEGÓCIOS À PARTE
Certifique-se de indicar profissionais cujo trabalho você aprecie e não com quem você tem bom relacionamento. Caso não seja uma boa indicação, quem se queima é você. Lembre-se que nossa rede é dividida em níveis: familiar, amizades, relacionamentos e contatos em geral. Não há problemas em manter pessoas restritas a cada um desses grupos.

DIVERSIFIQUE SEUS CONTATOS
Alguns anos após a formatura, o profissional se vê cercado apenas de colegas da sua área. Isso traz problemas dos mais diversos: ele passa a acreditar que as opiniões de todo mundo são iguais às dos seus colegas, restringe suas possibilidades profissionais, não consegue pensar em um colaborador externo para um projeto e, consequentemente, tem uma tremenda dificuldade quando tenta empreender.

DÊ, ALÉM DE RECEBER
Tem coisa mais desagradável do que ver aquela caixinha azul do Facebook piscar com um “oi, tudo bem?” de um velho conhecido e ter a certeza de que duas mensagens à frente virá o pedido de um favor? Pois então, gostar ninguém gosta. Mas como volta e meia apelamos a esse artifício, ao menos seja paciente e se esforce em ajudar quem pede auxílio.

DISTRIBUA ELOGIOS SINCEROS
Talvez a forma mais agradável de aquecer um networking seja elogiar aos quatro ventos o que você efetivamente gostou. As pessoas se sentem lisonjeadas com elogios e, de quebra, lembram que você existe e está por aí. Esse bom sentimento a seu respeito pode ser útil um dia, e isso não faz dele menos sincero.

MANTENHA-SE ATIVO SEMPRE
É verdade, as más notícias chegam rápido. Provavelmente, o momento em que você mais vai precisar de um networking aquecido é depois de um evento traumático, como uma demissão. Mas esta não é a melhor hora para começar a fazê-lo.
Lembre-se de falar a respeito de si mesmo também quando as coisas estão bem. Quando rolou uma promoção, quando você colocou na rua um projeto novo.

Laís Seguin
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezenove − 15 =