Diretor da Fumep lança livro sobre marketing

Livro vai contribuir para ensino e pesquisa em marketing (Foto: Divulgação)

O professor Antonio Carlos Giuliani, diretor executivo da Fumep (Fundação Municipal de Rnsino de Piracicaba) está com um livro novo no mercado editorial. Em versão impressa e digital, ‘Marketing pesquisa de marketing – Um enfoque latino-americano’ procura integrar o processo de desenvolvimento da pesquisa de marketing, com exemplos de estudos realizados no México e no Brasil, afinal, a obra foi realizada ao longo de dois anos em conjunto com a professora mexicana Laura Estela Fischer de la Vega, doutora em ciências sociais e administrativas.

Giuliani, que trabalha há mais de 10 anos com pesquisa de marketing, ressalta que este livro – com 15 quinze capítulos em 317 páginas, editado pela Editora Life – contou com a colaboração de 19 pesquisadores doutoras na área de marketing de ambos os países. “É um grupo de pesquisa coordenador por mim e por Laura”, ele conta.



A obra, destaca Giuliani, é dividida em artigos com uma parte aplicável, “exemplos aplicados do método”, revela o autor, e outra gerencial, ou teórica. “Mostra por meio de exemplos como os pesquisadores citados empregaram vários conceitos e técnicas de pesquisa e de que forma os resultados desses estudos podem contribuir para a solução de problemas organizacionais, bem como para o avanço da área de marketing”.

Os cinco primeiros capítulos são reservados para apresentar o referencial teórico sobre as pesquisas qualitativa, quantitativa, bibliográfica, documental e de campo. Já nos demais, conforme explica Giuliani, o leitor pode sd planejamento de pesquisa, desde a definição do problema de pesquisa, da metodologia, implantação, análise e interpretação de dados até a redação das considerações finais.

A dinâmica para a produção do livro foi toda pela internet. “Cada grupo construiu um tema com estudos de caso e nos reuníamos online. Eram encontros quinzenais, às vezes mensais”, afirma Giuliani.

Com essa obra, o diretor da Fumep conta que espera contribuir para o ensino da pesquisa de marketing direcionado a cursos de graduação e pós-graduação em administração, comunicação, economia e ciências contábeis. “É uma obra direcionada, principalmente, para pesquisadores profissionais e, em termos acadêmicos, em cursos de empreendedorismo, estratégia e pesquisa de mercado”.

‘Marketing pesquisa de marketing – Um enfoque latino-americano’, no site da editora Life.

Erick Tedesco