Diretora piracicabana lança longa sobre suicídio

0
43 views
Foto: Divulgação

O filme, primeiro na carreira de Kit, é narrado em 1ª pessoa e aborda o silêncio

A diretora piracicabana Kit Menezes, de Piracicaba, lança nesta semana seu filme “Inscrições do Tempo no Corpo Presente”. O longa-metragem aborda os silêncios em torno da morte em uma obra sensível e pessoal dentro do Setembro Amarelo – mês eleito para se debater a prevenção ao suicídio. O vídeo vai ao ar amanhã (quarta-feira), às 20h, no canal do YouTube do CTAv Campinas – busque pelo nome do canal na plataforma. Após a exibição, haverá uma roda de conversa com as participações da diretora do filme, do médico sanitarista Pedro Tourinho e da psicóloga Nádya Hungaro, sob mediação de Ramiro Rodrigues. A classificação indicativa é para 12 anos.

O filme entra para o repertório do Cinema do Interior, com Kit fazendo uma investigação sobre os silêncios em torno da morte de seu pai. A obra audiovisual contém uma narrativa permeada por depoimentos familiares e performances realizadas pela própria diretora.

“Eu não penso que esse filme é sobre suicídio, eu gosto de dizer que é um filme sobre o silêncio. Eu falo de como esse silenciamento, essa dificuldade de olhar e de compartilhar a dor afeta todos os que estão ao redor. O suicídio é um elemento porque foi ele que provocou o silêncio. Mas é um filme sobre o silêncio, sobre o não dito e os desdobramentos disso”, explica Kit.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), diariamente, 32 pessoas se suicidam no Brasil, o que significa uma morte a cada 45 minutos.

A DIRETORA
Mãe, professora universitária e performer, Kit Menezes faz parte do Nupecc ( Núcleo de Pesquisa e Criação) da Casa do Pano, e integra o ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista. Desde 1996, a diretora atua com experimentações audiovisuais, com videoartes premiadas no Mapa Cultural Paulista (1999, 2000). Ela dirigiu três curtas-metragens, dentre eles, “Volume Morto”, exibido este mês na Mostra Prata da Casa.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 − três =