Do tradicional café a receitas deliciosas para o seu paladar

Smoothie de café com banana

O café tem milhões de apreciadores no mundo. Seu aroma, textura e sabor são marcantes e dão versatilidade ao grão para que possa ser usado de diversas maneiras na cozinha. Pratos culinários, sobremesas, bebidas quentes ou frias. Com criatividade, diversas podem ser as maneiras de se utilizar o ingrediente.

Para quem busca se nutrir de maneira equilibrada, o café pode ser um grande aliado. A cafeína liberada pelo grão é uma substância termogênica, que dá energia e disposição para a realização das atividades físicas. Estudos indicam que ela ajuda no metabolismo de queima de gorduras. Por isso, o alimento pode compor receitas interessantes.

E para provar que o café não precisa ser só aquele servido quente e na xícara, o Café Morro Grande ensina receitas das mais variadas para aproveitar esse grão adorado por tantas pessoas.

Smoothie café com banana
Ingredientes
6 a 8 pedaços de banana
1 copo de água de coco
1 colher de sopa de farinha de aveia
1 colher de sobremesa de chia
1 xíc. de café

Modo de preparo
Congele as bananas em pedaços para adicionar mais cremosidade à vitamina. Bata os pedaços de banana com os ingredientes. A água de coco deixa a preparação mais sofisticada e vegana – já que não usa nenhum derivado lácteo. A intensidade do café pode ser escolhida conforme preferência. A receita ainda leva sementes de chia, que aumentam o benefício nutricional da bebida.

Café gelado com caramelo
Para o caramelo, junte numa panela em fogo médio: uma xícara de chá de açúcar refinado e cinco colheres de sopa de água. Espere derreter bem e pegar cor. Coloque uma xícara de chá de creme de leite fresco. É bom que o creme de leite esteja amornado antes de ser acrescentado à mistura. Coloque uma pitada de sal para finalizar e deixe o caramelo esfriar.

No liquidificador: coloque uma xícara de chá do caramelo, 100 mililitros de café forte, uma xícara de chá de leite e cinco cubos de gelo. Bata a mistura no liquidificador. Despeje o café gelado. Para finalizar, acrescente um pouco de chantilly e raspas de chocolate.

Café com caramelo e creme chantili

Sorvete de café e chocolate
Ingredientes
240 ml de leite;
1 tablete de chocolate meio amargo picado;
2 colheres (sopa) de café curto bem forte;
1 lata de leite condensado.

Modo de preparo
Leve o leite, o chocolate e o café ao fogo baixo, mexendo até derreter. Bata a mistura no liquidificador, junto com o leite condensado, até adquirir consistência. Despeje em um recipiente e cubra com filme plástico. Leve ao congelador por quatro horas, retire, mexa novamente e, após mais 12 horas, estará pronto para servir.

Sorvete de café com chocolate

Flan de café com chocolate

Ingredientes
1 envelope de gelatina em pó incolor sem sabor
5 colheres (sopa) de água fria
2 xíc. e meia (chá) de leite desnatado
2 colheres e meia (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de café solúvel
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (chá) de chocolate em pó
Para decorar
4 cerejas
Meia xíc. (chá) de chocolate
Meio amargo picado
4 folhas de hortelã

Modo de preparo:
Misture a gelatina, a água e deixe hidratar por 2 minutos. Em uma panela, aqueça o leite em fogo médio, junte o açúcar, o café, a margarina e o chocolate em pó e deixe até ferver. Retire do fogo, adicione a gelatina e misture até dissolver. Distribua a mistura em 4 taças, polvilhe o chocolate e decore cada taça com uma cereja e uma folha de hortelã. Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas. Sirva em seguida.

Flan de café com chocolate

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

20 − 3 =