Doce divino, almoço completo e coxinha majestosa

Coxinha é o carro-chefe da Casa

É comum ouvir que um determinado estabelecimento gastronômico possui um alimento chamado de ‘carro-chefe’, aquela iguaria que realça o nome do local na cidade e o torna requisitado, inclusive por um público que primeiro o deseja para, depois, comprovar in loco a fama. A coxinha de frango com catupiry da Assaggio é um exemplo, aliás, dos mais apetitosos. Acontece que existem muitos outros doces e alimentos quentes no cardápio que são dignos de receber os mesmos holofotes do divino salgado.

Basta alguns poucos segundos em frente à vitrine junto ao balcão da Assaggio para ficar com água na boca e querer, mesmo, muito mais do que a indispensável coxinha. Dois destas opções, aliás, têm desconto de 20% no Clube JP, que são a parmegiana de filé mignon e a sobremesa Quiqueissu dos Deuses. Presencialmente, basta apresentar a carteirinha para validar o desconto.

Um clássico da culinária italiana e já bem enraizada na mesa do brasileiro, a parmegiana ganha suculência e tempero especial na Assaggio. O prato é comercializado junto a uma porção de arroz e fritas, bem tradicional, afinal, não precisa malabarismos quando a comida conquista de primeira pelo quesito mais importante: sabor. E é um prato muito bem servido, indicado para uma pessoa, mas que pode atender a fome até de duas.

Outra gostosura é o minibolo dos Deuses

De nome extrovertido, o Quiqueissu dos Deuses é também majestoso, com uma apresentação de se comer primeiro com os olhos. É a combinação divina e açucarada – na medida – de sorvete de morango, morango, ganache de chocolate branco e chantili. A sobremesa está no cardápio da Assaggio há ao menos cinco anos e segundo um dos proprietários, Juka Campos, é pedido recorrente, diariamente.

Ainda falando de doces, outra gostosura é o minibolo dos Deuses (350 gramas). A apresentação é charmosa, com um lacinho que segura a base da massa, o que o torna, além de uma boa pedida de sobremesa, uma opção de presente de aniversário. Tem até uma caixinha especial para embalar. E este é um produto, assim como a coxinha, com a marca de autenticidade da Assaggio – o original, só aqui!

Sobre a famosa coxinha, impossível não cair num clichê: é amor à primeira mordida. Com crocancia única e massa feita artesanalmente, diferenciada de todas outras do mercado, o salgado tão famoso de Piracicaba – e região – é ainda, sem dúvida, uma daquelas iguarias que explica que é a gastronomia da cidade. Exagero? De forma alguma, a coxinha da Assaggio é tudo isso e mais um pouco.

Clube JP tem desconto na Quiqueissu dos Deuses

Durante a quarentena, a única unidade da Assaggio em funcionamento é a 1, da rua Boa Morte, 2129. Funciona das 8h às 22h, para retirada no local, mas também entregam por aplicativos de delivery.

Erick Tedesco

Fotos: Claudinho Coradini/JP