Documentário registra a história de duas bandas de coreto mais antigas do País

Foto: Reprodução

As corporações Henrique Marques e Arthur Giambelli têm, juntas, mais de 200 anos

As duas bandas de coreto mais tradicionais do Brasil são de Limeira, cidade da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). As histórias de ambas foram retratadas no documentário lançando recentemente, o “Retretas Dominicais, Bandas de Ouro!”. Em 30 minutos, o vídeo traz depoimentos e apresentação sobre os grupos Henrique Marques, com 160 anos de fundação, e Arthur Giambelli, de 89 anos. O projeto foi realizado por meio da chamada pública Tradição SP – Online, realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do estado de São Paulo, com apoio dos Amigos da Arte. O documentário está disponível no canal do Youtube da prefeitura de Limeira – acesse a plataforma e busque por ‘Documentário Retretas Dominicais, Bandas de Ouro!’.

“Limeira se orgulha muito por manter a tradição das bandas de coreto. Duas das mais antigas bandas em atividade no Brasil são de Limeira: as corporações musicais Arthur Giambelli e Henrique Marques. Foi possível fazer um registro histórico dessas bandas, para divulgação com sucesso e demonstrando a valorização da arte e da cultura seja pelas Retretas Musicais ou pela formação de músicos”, diz o prefeito Mario Botion (PSD).

O regente da banda Giambelli, Leandro Pereira, destaca que as duas bandas juntas somam mais de 200 anos de apresentações musicais. Fernando Barreto, regente da Henrique Marques, destaca as sonoras manhãs de domingos no coreto da praça Toledo Barros, na região central da cidade. “Em 1932, a banda se chamava Frente única, pelo seu forte engajamento político na época”, relembra Leandro Pereira.

A Herinque Marques é de 1860, sob o nome de banda Lira D’Oeste, criada pelo músico Joaquim Luiz Marques. Negro e escravizado, ele lutou na causa da libertação dos escravos e a banda se apresentava em comícios da cidade com a mesma afinidade no ideal.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

cinco × 4 =