Dois homens são presos acusados de descarte irregular

Suspeitos foram flagrados descartando um sofá (Divulgação)

Dois homens foram presos ontem de manhã, após serem flagrados descartando irregularmente dois sofás na rua Dr. Raul Machado Filho, no Jardim Oriente. O flagrante do crime foi realizado pela fiscalização da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), com apoio do Pelotão Ambiental. A dupla, que já tinha antecedentes criminais), foi encaminhada à UPJ (Unidade de Polícia Judiciária), onde foram autuados pelo delegado Daniel Pinho da Torre por crime ambiental, de acordo com lei federal 9605/98. “O crime é inafiançável e a pena prevista é de reclusão de um a cinco anos. O processo segue para avaliação de um juiz”, disse o delegado.

O flagrante ocorreu durante uma visita da equipe da Sedema ao Ecoponto do Jardim Oriente, quando percebeu uma movimentação estranha nas imediações e, ao seguir o carro, flagrou o descarte. Foi solicitado suporte do Pelotão Ambiental, que auxiliou na condução à delegacia. Segundo os homens, eles foram pagos para realizar o descarte.

De acordo com o titular da Sedema, Alex Gama Salvaia, o objetivo é intensificar este tipo de atuação para que a população perceba que os crimes ambientais não devem ficar impunes. Salvaia acompanhou a operação. “Há lei que pune este tipo de crime e nós pretendemos intensificar este tipo de ação. As pessoas devem procurar locais corretos de descarte de qualquer tipo de material. O descarte irregular prejudica o meio ambiente. A população tem que ser parceira e o município dispõe de locais corretos e gratuitos para o descarte tanto de móveis e eletrodomésticos, como de resíduos da construção civil”, explicou.

LOCAIS CORRETOS
Cada tipo de resíduo tem local específico e uma destinação. Além da coleta de lixo domiciliar, há coleta seletiva de materiais recicláveis, sete ecopontos para deposição de resíduos de construção civil, restos de jardinagem, podas e cortes de árvores e madeiras.

No caso de sofás, que são móveis, o serviço correto é o Catacacareco, responsável recolhimento de bens inservíveis, que também inclui eletrodomésticos avariados. Para solicitar o serviço do Catacacareco, o interessado deve entrar em contato com o 156, fazer a solicitação e aguardar o caminhão passar. A equipe faz até três tentativas de retirada. De janeiro a julho deste ano, foram feitas 6.321 solicitações. Há, disponível, também, o serviço de coleta de resíduos de serviços de saúde, medicamentos vencidos e não usados.

Os Ecopontos, que funcionam de segunda a sábado, das 7h às 17h, é permitida a deposição, apenas por pessoas físicas, de até 1m3/dia de material. Estão localizados no bairros Santo Antônio, Monte Rey, Bosques do Lenheiro, Jardim Oriente, Ártemis, Mário Dedini 1 e 2.

LEIA MAIS

Cristiani Azanha
[email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

9 − cinco =