Domingo tem passeio ciclístico para fechar o mês de conscientização e prevenção a acidentes de trânsito

Foto: Divulgação

Evento, às 8h, faz parte da campanha Lonjura que Salva Vidas; ponto de partida é na Renato Wagner

Maio é o mês de conscientização e prevenção a acidentes de trânsito e para lembrar que as medidas de segurança são responsabilidade de todos, neste domingo, dia 29, a partir das 8h, será realizado passeio ciclístico tendo como ponto de partida a avenida Renato Wagner próximo à ponte José Antonio de Souza (Zé do Prato). O evento integra a campanha Lonjura que Salva Vidas, voltada para a distância de 1,5 metro durante a ultrapassagem de ciclistas e é realizada pela Senuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes).

Com duração média de 1 hora e meia, o percurso tem aproximadamente 12 Km e é para toda a família. Os participantes passarão por diversas vias e a maior parte do trajeto conta com ciclofaixas. Agentes de trânsito da Semuttran acompanharão todo o percurso.

Fazem parte do percurso as avenidas Renato Wagner e Beira Rio; ponte do Morato; avenida Cruzeiro do Sul (ida e volta); Parque do Engenho Central; ponte Irmãos Rebouças; novamente pela avenida Renato Wagner finalizando na avenida Limeira, no Bike Hotel. No ponto final haverá música ao vivo, exposição de produtos voltados ao ciclismo, sorteio de brindes doados pelos apoiadores da campanha e venda de comidas e bebidas.

O passeio ciclístico faz parte do movimento Maio Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre segurança e redução de acidentes no trânsito. As secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Saúde apoiam a campanha.

Também são parceiros da o XV de Piracicaba, que empresta o mascote Nhô Quim – com artes do chargista Luiz Marangoni – como representante da ação nas artes, a empresa TUPi Transportes e grupos de ciclistas e empresas do setor, como Bike Hotel, Mais Ciclovias, Blink Bikes, S2 Bike Shop, Sport Bike, Visual Bike, Pada Bike e Seguralta.

O empresário e ciclista Gabriel Ferreira, da empresa Bike Hotel, irá auxiliar no passeio de domingo com sua equipe. “É um percurso muito tranquilo, sem subidas. Serão cerca de 12km de muita diversão. Estaremos auxiliando na organização e segurança”, afirma Ferreira.

SEGURANÇA
Ciclista, personal trainer e gerente de vendas da Blink Bike, Tatiane Torres Gil define como fundamental a campanha para conscientizar sobre a necessidade de distância de 1,5 metro ao ultrapassar ciclistas, porque – segundo ela – são raras as exceções, “mas a maioria não respeita”. Ela conta que já foi vítima de acidente de trânsito enquanto pedalava.

“A própria cultura brasileira não tinha até então o hábito do uso da bicicleta e, com isso, existe ainda muita falta de orientação e educação, tanto do motorista quanto de alguns ciclistas. Sendo assim, a campanha é importante para melhorar a circulação tanto de bike como de carros pelas vias públicas, uma vez que a bicicleta tem se tornado um grande meio de transporte em nossa cidade”, afirma Tatiane.

CICLOVIDAS
Por meio do projeto CicloVidas, a Semuttran já implantou até este ano 20 Km de novas ciclofaixas no município nos bairros Santa Rita e Nova Piracicaba e no distrito de Artemis, a partir do diálogo com moradores e com ciclistas.

OUTRAS AÇÕES
As artes da campanha que trazem Nhô Quim – mascote do XV de Piracicaba, serão divulgadas em ônibus, abrigos, banners e redes sociais. As artes foram feitas em parceria com o chargista Luiz Marangoni e trazem como destaque o caipira, utilizado por ele em suas charges do XV de Piracicaba, dirigindo uma Kombi, em alusão ao hino do time. A campanha também será divulgada em dias de jogos do XV no Estádio Municipal Barão da Serra Negra pela Copa Paulista de Futebol. Além disso, palestras em escolas e empresas serão realizadas pelos agentes da Semuttran.

Durante o passeio, também será apresentado à população um ônibus adesivado alusivo à campanha. “Essa campanha é essencial para a segurança do trânsito na cidade. Além dessa, teremos outras ações ao longo do ano sobre o assunto”, afirma a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

cinco × 1 =