Dores nos músculos após os treinos na pandemia!

Foto: Pexels

Nestas últimas semanas recebi cerca de 4 questionamentos sobre o por quê das dores nos músculos após as atividades físicas. Pelo que entendi são de pessoas que voltaram a praticar regulamente a atividade física neste momento de pandemia. Aos poucos, por meio da vacinação, as coisas estão voltando ao normal e as pessoas estão retornando ao exercício.
Esta dor após o exercício físico é normal em pessoas que começaram a prática da atividade física ou até que retornam a ela. Esta dor está relacionada a resposta dos músculos após o esforço físico muscular gerado por um dano muscular relacionada a sobrecarga imposta no músculo.

Esta dor muscular pode surgir logo após o exercício quando o estresse é muito grande, mas na maioria dos casos acontece após as próximas 24 horas do término do exercício, na maior parte dos casos, após uma noite de sono.
Esta dor acontece por causa da carga de trabalho acima do que você pode ou do que está acostumado. Neste retorno, é muito importante ir devagar, com uma orientação adequada, para que sua experiência no exercício não seja de dor. A medida que seu condicionamento vai aumentando, estas dores tendem a não mais acontecer, a não ser que você vá alternando o tempo todo este volume e intensidade. Mas para chegar a este ponto, a intensidade dos exercícios deve ser altíssima.

Para quem está com dor e quer ir na academia, recomendo uma atividade leve ou até caminhada e ciclismo para que a musculatura se recupere melhor deste esforço. Outras coisas que você pode fazer são atividades de liberação miofacial com uma bolinha ou bastão de massagem, gelo, sono e alongamentos leves. Esqueça aquele alongamento que você sente a musculatura “arrebentando”, isso não te fará bem.
Falo aos meus alunos, se você não for atleta profissional, a dor muscular não deve fazer parte da sua rotina. Por isso, se existe dor, existe um problema. Preste a atenção ao seu corpo, tenha uma orientação especializada para este retorno, esqueça aquela coisa do No Pain, No Gain, isso não serve para a grande maioria das pessoas que buscam saúde e melhor vida. Um ótimo retorno aos treinos e até a próxima!

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro × 1 =