Dúvidas comuns sobre o exercício em tempos de Coronavírus

Oriento centenas de pessoas sobre a atividade física em Piracicaba e pelo mundo, tendo alunos em diferentes estados do Brasil, principalmente Piracicaba e alguns fora do país. Como a maioria das pessoas, em tempos de quarentena, surge muitas dúvidas sobre os exercícios durante a pandemia . Muitos se preocupam em manter a regularidade dos exercícios físicos e algumas perguntas me foram enviadas. Por isso busquei as informações mais atuais sobre o Covid-19. Lógico, que isso tudo pode mudar, dependendo das resoluções de nossos governantes, mas por enquanto, vamos a elas.

Pergunta: Em Piracicaba estamos em quarentena, mas posso sair para caminhar ou correr?



Resposta: De acordo com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde João Gabbardo e o Secretário executivo da Vigilância Sanitária Wanderson Oliveira os exercícios ao ar livre estão permitidos, mas não em grupo. Se você estiver em um local correndo em grupo, o que não é permitido, você não estará numa situação recomendada. Então o recado até o momento é, saia para fazer sua caminhada, sozinho e sem contato com ninguém.

Pergunta: É possível eu pegar o Coronavírus ao ar livre fazendo minha corrida?

Resposta: Segundo o Ministério da Saúde através de seu site especifico sobre o Coronavírus (https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao) a transmissão não se dá pelo ar e sim por contato com o vírus. Se for correr sozinho, como na resposta anterior, não tem problemas e além do mais, segundo o próprio site, o vírus sobrevive pouco tempo sobre a incidência de raios solares. No entanto, tome cuidado ao colocar a mão em postes, no botão do sinal ou ao tocar no botão dos bebedouros pela cidade, que nestes casos, podem conter o vírus.

Pergunta: Se eu for correr, qual o procedimento correto ao chegar em casa?

Reposta: Já li tanta informação sobre isso que os cuidados principais são; deixe um tênis seu na porta da sua casa ou fora só para praticar seu exercicio. Embora ainda não se tenha estudo sobre o tempo que ele dura nos solados, você pode levar o vírus para dentro de casa. Após isso, vá direto para o banheiro descalço, tire suas roupas, coloque-as para lavar e tome um banho com muitas água e sabão. Desta forma estará mais protegido e podendo continuar sua prática de atividades físicas. Os sapatos que sai na rua, devem ficar sempre na porta ou fora de casa.

Pergunta: O que acontece se eu parar de fazer exercício durante esta quarentena que alguns dizem pode chegar a 3 meses?

Resposta: A atividade física regular feita de forma moderada aumenta a sua imunidade e caso você pare, uma das consequências é esta redução da imunidade. Após uma semana você já começa a ter um aumento de açúcar no sangue, diminuição do volume sistólico no coração, menor sensibilidade a insulina e piora do perfil de colesterol. Então, mantenha o seu exercício, mesmo que seja em casa.

Pergunta: Ok, vou ficar em casa. Como posso manter minha saúde e quais os exercícios indicados para não perder minha forma?

Resposta: Existem diversas formas de se manter em forma em casa e centenas de profissionais e academias estão orientando a pratica de atividades físicas neste período. Eu mesmo, por meuio do perfil @prof.rogerio.cardoso estou orientando meus alunos através de aulas no instagram. Oriento você a ver o seu perfil de condicionamento, idade e se tem alguma contraindicação e pedir orientação a um profissional de educação física que conhece para que lhe ajude sobre isso. Misturar flexões, polichinelos, burpees, passadas, subidas e descidas de escadas, sentar e levantar de uma cadeira sem o uso das mãos, abrir e fechar uma porta são exercícios que podem ser feitos com curtos períodos de recuperação para manter a frequência cardíaca alta e com isso, uma melhora da sua saúde, imunidade, manutenção do seu peso e condicionamento em tempo de quarentena. Fique em casa e não tenha nenhum contato com ninguém ao sair para seu exercício. E vamos passar por isso juntos, a distância. Até a próxima!