E se você pudesse alterar seu metabolismo?

0
11 views

Milagrosos de plantão tentam dissuadir milhares de pessoas pelo mundo com produtos maravilhosos para alterar o seu metabolismo e te fazer emagrecer sentado ai na sua cadeira lendo este artigo, lógico, segundo eles sem precisar de exercício.

Mas será que isso pode acontecer mesmo? Apesar dos milhões gastos em marketing, depoimentos pagos às estrelas de televisão e de filmes, alterar sua taxa metabólica em repouso não é tão fácil como se parece.

Você no decorrer de um dia tem um número certo de calorias que gasta para estar vivo. Isso se chama taxa metabólica em repouso. Esta taxa é alterada de acordo com o seu peso ou quantidade de músculos no seu corpo, ou a soma dos dois. Esta estimativa é calculada medindo-se o consumo de oxigênio e a expiração do dióxido de carbono. No entanto, existem calculadores online hoje em dia que fazem esta estimativa baseada no peso e altura. Pessoas de mesmo tamanho e peso, mas com composição corporal diferentes, podem ter diferentes taxas metabólicas em repouso. Mas não se esqueça que, desde os primórdios de nossa existência, a nossa genética foi moldada para que nosso corpo gaste o menos possível de energia.

Substâncias como chá verde, cafeína, capsaicina, selênio entre outras são usadas por empresas como estimuladores do metabolismo. No entanto, em um recente compêndio do National Institute of Health nos Estados Unidos mostrou que eles aumentam levemente a taxa metabólica em repouso, mas que não fez nenhuma diferença significativa a longo prazo. Beber bastante água tem mais efeito para o aumento da taxa metabólica em repouso do que o consumo destas substâncias, segundo o Instituto.

Sabe-se por meio de vários estudos que aumentar a intensidade do exercício ou aumentar sua massa magra poderá aumentar sua taxa metabólica em repouso. Dependendo da intensidade, seu metabolismo pode ficar mais alto até nas próximas seis horas após o exercício. Mas não a ponto de você só fazer um dia de exercício e achar que vai emagrecer no sofá os outros dias. Isso só funciona quando feito quase todos os dias a médio e longo prazo.

Aumentar a massa magra também não é fácil, pois requer que a pessoa continue treinando e realizando exercícios de treinamento de força em alta intensidade para estimular a musculatura e gerar hipertrofia, assim aumentando um pouco o seu metabolismo. Mas para isso, tem que treinar quase todos os dias e depois de muito tempo, sentir seu corpo queimando por dia algumas calorias a mais.

A grande verdade é que não existe o milagre do emagrecimento fácil ou queima de gordura em repouso. Além disso, a prática de uma atividade física proporciona muitas alterações boas para o organismo do ponto de vista fisiológico e bioquímico, muito além somente da perda de peso ou de gordura. Mantenha a atividade física como um remédio diário para sua saúde e o emagrecimento e aumento do metabolismo acontece a médio e longo prazo. Boa sorte!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

onze − 9 =