Eclipse solar mais longo do século acontece nesta sexta-feira; hoje tem pico de chuva de meteoros

Foto: Claudinho Coradini/JP

Segundo o astrônomo Nelson Travnik, o fenômeno terá mais visibilidade às 4h18 de quinta para sexta

Esta é uma semana especial para os que gostam de observar o céu: o eclipse parcial da Lua mais longo em 100 anos acontece nesta sexta-feira (dia 19). Hoje (quarta-feira) também é registrado o pico da Chuva de Meteoros Leônidas. As informações são do astrônomo Nelson Travnik, do Museu Aberto de Astronomia em Campinas e membro titular da Sociedade Astronômica da França, e do Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Travnik conta que o eclipse mais longo em um século poderá ter a duração de até três horas e vinte e oito minutos.

“No momento do eclipse, a Lua estará na constelação do Touro e no apogeu (menor distância à Terra) a 404.846 km. Em nossa região, o eclipse terá mais visibilidade somente quando da entrada na sombra da Terra (umbra), às 04h18”, explica.

O astrônomo destaca que, como o fenômeno acontece durante a madrugada, será difícil acessar um observatório para ver o eclipse com equipamentos profissionais, mas que tudo poderá ser visto a olho nu. Para o próximo ano, haverá três eclipses lunares em 16 de maio (total); 25 de outubro (parcial); 8 de novembro (total). “O eclipse irá decepcionar aqueles que acreditam que a Terra é plana, pois, poderão ver que a sombra da Terra na Lua obedece a uma curva”, lembra Travnik.

Em nota, o observatório fluminense explica que um eclipse lunar acontece quando a Terra fica alinhada entre o Sol e a Lua. “É um evento especial, pois nessas ocasiões podemos ver a sombra da Terra projetada na nossa companheira celeste. Quando há um eclipse lunar total podemos ver que a Lua fica vermelha. Isso acontece por causa do desvio da luz do Sol ao passar pela atmosfera do nosso planeta e refletida na Lua. Porém, dessa vez não veremos o eclipse total, somente o parcial. Mas, o eclipse lunar parcial é um evento muito legal também e compensa muito você se preparar para observá-lo. Esteja atento à Lua na madrugada do dia 19. Você verá que a Lua cheia começará a ser tomada por uma sombra por volta das 3h [da madrugada]. Acompanhe e veja a sombra da Terra tomar o disco lunar até por volta das 04h20, quando a Lua ficará abaixo da linha do horizonte.”

A chuva de meteoros acontece na madrugada de hoje quando poderão ser vistos 15 cometas por hora. Segundo o Observatório do Valongo, são meteoros rápidos, com velocidade média de 71 km por hora. “As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra intercepta acúmulos de pequenos detritos de cometas ou asteroides (nesse caso, o cometa Tempel-Tuttle, descoberto em 1865).” Apesar de o pico ser hoje, o fenômeno se estende até o próximo dia 30.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

três + 6 =