Ecopontos vão ser modernizados e receberão investimentos

Foto: Alessandro Maschio/JP

Os ecopontos começarão a ser readequados via projeto Ecopira. Haverá investimentos na iluminação e na instalação de câmeras de segurança nos bairros Jardim Oriente, Santo Antônio, Mário Dedini I e II, Monte Rey, Bosques do Lenheiro e Ártemis. Também serão construídos platôs para operar a descarga de resíduos pesados bem como disponibilização de caçambas. Os bairros Jardim Oriente e Santo Antônio receberão este sistema com suporte de um caminhão com sistema hidráulico para a caçamba. Serão utilizados R$ 1,05 milhão por meio de emenda parlamentar.

Hoje, os resíduos sólidos são depositados nos ecopontos em pilhas, direto no solo, onde permanecem até recolhimento e transporte para área de disposição final. De acordo com o secretário da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), Alex Gama Salvaia, o novo modelo, além de contribuir para a estética e organização dos ecopontos, também evitará problemas como atos de vandalismo e incêndios criminosos, que hoje têm os ecopontos como alvo, devido ao acúmulo de materiais.

“Com a implantação do novo modelo de gestão, a logística do processo ficará mais ágil, já que o usuário deposita seus resíduos diretamente em caçambas do sistema Roll On. Quando cheias, o conteúdo é removido num caminhão com sistema hidráulico, específico para este tipo de transporte, até o destino final”, explica o secretário de Meio Ambiente.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × 1 =