EEP representa Piracicaba no Vale do Paraíba (Foto: Divulgação)

A 26ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional, competição universitária de carros offroad, começa hoje (11), no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O torneio, com duração até domingo (15), conta com 73 equipes inscritas de 13 Estados mais o Distrito Federal, com 63 instituições de ensino superior, entre eles está a EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), que será representada pela equipe EEP Baja.

A novidade deste ano será a inclusão das provas de Retomada e Super Prime na Etapa Nacional. A Retomada será individual numa pista em forma de “U” e exigirá o melhor desempenho dinâmico do sistema de direção, freios e powertrain, além da habilidade do piloto. A Super Prime será uma disputa entre dois carros em pista de traçado específico, exclusivo para a atividade, na qual a habilidade dos pilotos também será avaliada. De caráter eliminatório, vence e leva troféu a equipe que chegar na frente em cada etapa até o final.

Outra inovação este ano é a adoção da ferramenta Smart-Insp, que dará suporte às avaliações de desempenho pela padronização na coleta de informações, com ganho de produtividade na obtenção dos resultados. Todo processo será feito eletronicamente e os resultados das provas divulgados em tempo real, na internet. “Como é objetivo dos programas estudantis desenvolvidos pela SAE Brasil a Competição Baja instiga os universitários ao entusiasmo na carreira de engenharia, descobre talentos, desenvolve capacidades e espírito de liderança, estimula a inovação e dá oportunidade à prática das teorias aprendidas em sala de aula”, observa Camilo Adas, presidente da SAE Brasil.

A Região Sudeste é a local de origem da maioria das equipes, sendo 43 equipes, com a maior parte delas concentrada no Estado de São Paulo, com 22 competidores. Além da EPP, as outras equipes paulistas são: Baja UFABC, Poli Avia Iara, USTJ Baja, FEI Baja 1, FEI Baja 2, Baja Mauá, Mack Gear, PAC Baja, Fox Baja, Fatecnólogos, Baja Clarengex, Turuna Baja, ITA Baja, Tec Ilha Baja, Bajuta, Piratas do Vale, Unicamp Baja SAE, Baja SAE Facamp, Baja Mud Racing, Baja UFSCAR e EESC USP.

A Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional qualificará as três universidades que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas para representar o Brasil na competição mundial Baja SAE Illinois, promovida pela SAE International nos Estados Unidos, de 3 a 6 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 − 2 =