Efeito óptico que lembra sabre de luz foi visto no céu de Piracicaba

O fenômeno é formado a partir da reflexão da luz do sol por cristais de gelo na atmosfera (Crédito: Fábio Coca/Arquivo Pessoal)

O olhar atento do auxiliar técnico da Fundação Agência das Bacias PCJ, Fábio Coca, rendeu um clique inesperado na noite da última quarta-feira (8).

Coca estava a caminho do supermercado, por volta das 19h, quando olhou para o céu e se encantou com uma luz vertical, formando uma estreita coluna, que cortava o horizonte entre dois prédios no centro da cidade.



Pode-se dizer que ele estava no lugar certo no horário certo. O registro lembra até um sabre de luz, da saga Star Wars. “[A sensação] é de encantamento, é uma coisa que eu não esperava e observei ao andar na rua”, conta Coca.

Formado em geografia, na faculdade estudou um pouco dos fenômenos atmosféricos. “Você tem que estar no lugar certo para ver isso, é muita coincidência. Dependendo do ângulo que você estiver, talvez você não veja”, complementa.

O fenômeno é conhecido como ‘pilar de luz’. De acordo com Coca, “é formado a partir da reflexão da luz do sol por cristais de gelo que estão presentes na atmosfera terrestre”.

Dessa forma eles tomam uma aparência de estreitas colunas verticais, sendo mais fácil de visualizar quando o sol está abaixo do horizonte, podendo ocorrer a partir da lua ou de fontes terrestres como iluminação pública”, explica.

Andressa Mota

[email protected]