De janeiro a maio de 2019, no Conselho Tutelar 1 foram atendidas 466 denúncias e 345 no CT2. (Foto: Amanda Vieira/JP)

A eleição para os conselheiros tutelares em Piracicaba, realizada no domingo, teve fila e muita reclamação. Com quase 300 mil eleitores a cidade contou com apenas um local para votação – a escola estadual Sud Mennucci, que disponibilizou cinco urnas – para atender os 3.156 eleitores e eleitoras que votaram nos 25 candidatos ao cargo.

O vereador Laércio Trevisan (PL) criticou o processo eleitoral no município. “Cidades vizinhas com inferior número de população, disponibilizaram, vários locais de votação, Cidade de Limeira 12, Santa Bárbara d’Oeste 14, Rio das Pedras um local ,mais 14 urnas, e em Piracicaba um local e cinco urnas, clara evidência, da falta do princípio da razoabilidade, falta de respeito com o eleitor”, apontou.

O parlamentar citou as filas que se formou seguindo pelas ruas Bom Jesus, XV de Novembro e São João e os eleitores esperaram por mais de uma hora e meia para votar.

“Sem planejamento totalmente, inviabilizado, dificultando inúmeras pessoas de votarem, as quais desistiam por longas filas e de espera por mais de uma hora e meia na fila”, afirmou.

A assessoria de imprensa da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) informou que o processo é conduzido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com apoio e suporte da pasta para a realização. Segundo a secretaria, houve uma demanda maior que a esperada para votação.

De acordo com a Smads, foram eleitos dez titulares e outros dez suplentes. De janeiro a maio de 2019, no Conselho Tutelar 1 foram atendidas 466 denúncias e 345 no Conselho Tutelar 2, o que representa uma média quatro atendimentos por dia nos dois conselhos.

ELEITOS

O CMDCA divulgou ontem o resultado preliminar da eleição dos novos conselheiros tutelares. O mandato eletivo dos Conselheiros Tutelares será de 10/01/2020 a 09/01/2024.

Foram eleitos Teresa Aparecida da Silva David Campos, Cristiane de Oliveira Flávio, Rosa Maria Casarim Zanatta, Victor Antônio Salvador, Miulaine Cristina Franco Cardoso, Nivaldo Guidolin de Lima Filho, Angélica Marisa Avansi Aversa, Gentil Benedito Canuto Júnior, Rodolpho Hoff Júnior e Rosecleide Nunes de Souza.

Beto Silva
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × cinco =