Para este ano serão convocados 3.828 mesários (Foto: Claudinho Coradini/JP)

As eleições municipais, que aconteceriam em outubro e foram adiadas para novembro deste ano devido à crise da covid-19, terá seções agregadas e, consequentemente, menos mesários para trabalhar na realização do pleito. A informação é do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo.

Serão 306 mesários a menos para as Eleições 2020 em Piracicaba. Para este ano, conforme informou o órgão paulista, serão convocados 3.828 pessoas, ante 4.134 chamados para as eleições realizadas em 2018 que definiram Jair Bolsonaro (sem partido) como presidente da República, além da atual configuração do Congresso Nacional (deputados e senadores) e que também levou João Doria ao posto de governador do estado.

Este número, “estimado”, como ressalta o TRE por meio de sua assessoria de imprensa, é o total de mesários que trabalharão no primeiro turno, estipulado para 15 de novembro, das três zonas eleitorais de Piracicaba.

Na 93ª Zona Eleitoral, devem trabalhar neste ano cerca de 1.092 mesários – foram 1.212 em 2018. Na 244ª Zona Eleitoral, a diferença entre os pleitos também será pequena: trabalharão 1.144 mesários em 2020, ante os 1.050 mesários em 2018. A diferença maior é em relação à 270ª Zona Eleitoral, com 280 postos a menos (1.592 mesários para este ano, enquanto em 2018 fora 1.872 mesários).

“O número de mesários em 2020 é menor pois algumas seções serão agregadas”, explica o TRE. A definição das seções que serão extintas, no entanto, serão anunciadas apenas no mês de setembro, afirma o órgão.

Os mesários já estão sendo convocados pelos cartórios eleitorais paulistas por e-mail e por aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, novidade das eleições municipais de 2020.

Os cartórios têm até o dia 16 de setembro para convocar os cidadãos que atuarão como membros de mesas receptoras de votos e de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos, caso for necessário.

O site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – tse.jus.br – foi repaginado no começo desta semana e apresenta, já na página inicial, uma seção que permite ao eleitor verificar a situação eleitoral, o local de votação, link para quitação de multas, imprimir certidão de quitação e informações gerais sobre o próprio título de eleitor.

Erick Tedesco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − três =