Em 20 dias choveu 3 vezes mais do registrado em fevereiro de 2019

Chuva tem causado transtornos aos piracicabanos (Crédito: Amanda Vieira/JP)

O volume de chuvas registrado em Piracicaba nos 20 dias de fevereiro foi de 302 milímetros. Esse total representa três vezes mais o verificado no mesmo período no ano passado, quando choveram 96 milímetros. Os registros fazem parte da base de dados da Estação Convencional da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) que aponta o total de 145 milímetros de chuva ao longo do mês de janeiro deste ano e um total de 48,5 milímetros só na noite da última quinta-feira (20).


O final de semana e o feriado de Carnaval devem ser de chuvas, segundo informações da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado. De acordo com o órgão, o volume de chuvas previsto para hoje é de 34 milímetros e quatro milímetros no domingo. Na segunda-feira, deve chover 16 milímetros e, na terça de Carnaval, dez milímetros.


A prefeitura informou ontem que continua trabalhando com a força-tarefa formada por várias Secretarias para amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade nos últimos dias.


Segundo a administração, na quarta-feira, choveu 93 milímetros em uma hora e, desde a noite de quinta-feira até as 7h de hoje, mais 51 milímetros, o que causou novos alagamentos.


A força-tarefa organizada pela prefeitura é composta por funcionários cinco Secretarias municipais que conta com auxílio da Águas do Mirante, Corpo de Bombeiros e CPFL. A coordenação é da Defesa Civil.


De acordo com o órgão, a chuva de anteontem alagou as avenidas 31 de Março e Armando de Salles Oliveira e a rua Gomes Carneiro, na região central.


No bairro Pau Queimado, a água invadiu a rua Benedito Antônio Marino, pela rua Fernando Zocca e causou a queda de um muro de aproximadamente 20 metros de comprimento. A prefeitura reforçou o canal de escoamento na Fernando Zocca para evitar mais problemas.


Também foi registrada a queda de uma árvore na avenida Pedro Habechian, no Itapuã. A árvore já foi cortada e a via liberada. Também foram registradas quedas de árvores no Kobayat Líbano e na Chácara Nazareth e queda de galhos na rua Alfredo Guedes. Todos os locais estão liberados para o tráfego. Uma sibipiruna também caiu na Praça José Bonifácio nesta manhã. A Sedema já faz a retirada e a limpeza do local.


As chuvas também causaram o rompimento da ponte do Bangé, que fica na região do Pau D’Alhinho. Equipes da Sema estão no local. A ponte terá de ser substituída já que a estrutura é o único acesso a alguns sítios da região.

Beto Silva
[email protected]