Em 30 anos, 1.025 pessoas foram diagnosticadas com HIV em Piracicaba

Idade média dos diagnosticados na cidade é de 33 anos. /Foto: Arquivo/JP.

Dados da Secretaria de Saúde de Piracicaba apontam que a idade média dos pacientes diagnosticados com HIV na cidade é de 33 anos. Segundo as estatísticas da pasta, nos últimos 30 anos, 1.025 pessoas foram diagnosticadas com o vírus da Aids em Piracicaba. Deste total, 71,5% são homens. A secretaria informou que, atualmente, 1.781 pacientes estão em tratamento antirretroviral, no Cedic (Centro de Doenças Infecto Contagiosas) em Piracicaba.

As ações de prevenção às IST/Aids estão presentes em todas a rede de saúde o município, por meio da testagem, da disponibilização de insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante), bem como na articulação com outras políticas sociais, principalmente educação, assistência social e segurança. Outra característica da política de prevenção em IS/AIDS, segundo apontou a secretaria, é o trabalho articulado com organizações da sociedade civil, seja na disponibilização dos insumos, seja na capacitação de pessoas, ou na promoção dos direitos humanos e advocacy. pasta reforçou que em tempos de pandemia de covid-19 é preciso não se esquecer que as outras doenças continuam existindo e acometendo pessoas, como é o caso das IST e da Aids, esta última ainda sem cura.

HIV E SÍFILIS

Ambos os vírus podem ser transmitidos ou adquiridos através da relação sexual desprotegida, ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ocorrer transmissão congênita, ou seja, quando as crianças já nascem portadoras dos vírus.

Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem Aids. Isto porque algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e neste caso, passam a viver com o vírus.

A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade, facilitando o aparecimento de outras infecções oportunistas.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

10 − dois =