Em 4 meses, Patrulha Agrícola supera número de atendimentos de 2021

Foto: Divulgação

Programa de auxílio ao pequeno produtor, já executou 66 horas-máquina em propriedades do município em 2022

O Programa Municipal Patrulha Agrícola, oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), superou em quatro meses de 2022 o número de atendimentos a agricultores em relação a todo o ano de 2021. O Patrulha Agrícola visa auxiliar o trabalho de pequenos agricultores de Piracicaba com a locação de máquinas e implementos agrícolas para uso em terrenos produtivos. De janeiro a abril foram executadas 66 horas-máquina, contra 63 horas em todo ano de 2021.

O preço para a prestação do serviço é cobrado por hora/máquina e abaixo do valor de mercado, para ser acessível aos produtores.

Segundo a secretária da Sema, Nancy Thame, o aumento da demanda se deve ao intenso trabalho da secretaria para regularização do programa, divulgação e compra de novos implementos agrícolas. “Desde o início desta gestão nossa intenção foi ampliar e fortalecer as ações da Patrulha Agrícola para atender a demanda crescente e oferecer novas operações”, ressalta.

Neste ano a Sema adquiriu sete novos implementos para o programa: 1 grade aradora; 1 grade niveladora; 1 arado de aivecas; 1 roçadeira hidráulica; 1 arado subsolador; 1 enxada rotativa com encanteirador e 1 perfurador de solo com três brocas.

O agricultor familiar e presidente do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), Marcelo Ferezini, que já utilizou o programa várias vezes em sua propriedade, conta que o Patrulha Agrícola compensa principalmente no custo e benefício, no tempo de trabalho poupado e pela garantia de uso de maquinários novos.

“Eu já usei várias vezes o programa, porque nem sempre temos tempo e nem como fazer alguns serviços por não termos máquinas e implementos próprios adequados”, conta.

Os interessados em utilizar o programa Patrulha Agrícola devem comparecer à Sema (avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.113) para o preenchimento de formulário, contendo os dados pessoais e dados do trabalho a ser executado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3437-4000.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezenove − treze =