Em 9 meses, região exporta quase o total registrado em 2020

Foto: Arquivo/JP

Neste período exportações somaram U$ 1,618 bilhão, ante o U$ 1,732 bilhão de todo ano passado

O total de exportações registradas pela regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Piracicaba de janeiro a setembro equivalem quase à totalidade das operações verificadas ao longo de todo 2020. De acordo com os dados da balança comercial divulgados ontem, nos nove meses deste ano, as exportações somaram U$ 1,618 bilhão, ante o U$ 1,732 bilhão registrado nos 12 meses do ano passado.

Já no comparativo entre os períodos (nove meses), de janeiro a setembro de 2020, as exportações somaram U$ 1,222 bilhão, o que representa um aumento de 32,4%. O gerente regional do Ciesp, Homero Scarso avalia como positivo o desempenho da região.

Segundo ele, com o crescimento dos últimos meses, seguramente a região deve ultrapassar os U$ 2 bilhões em exportações, uma marca que, segundo ele, há muitos ano não é atingida. Scarso destaca a relação comercial com os EUA (estádios Unidos da America), que foram o principal parceiro tanto nas exportações como nas importações. “Essa relação comercial é muito positiva para o Brasil, pois há importações e exportações”, avaliou.

Quanto às importações, os negócios somaram US$ 2 bilhões, o que significa um crescimento de 56,8% frente ao mesmo período do ano passado. No período analisado, os principais destinos das exportações de Piracicaba foram Estados Unidos (35,5%), Canadá (5,3%) e Colômbia (4,7%). Por sua vez, as compras da regional tiveram como principais origens Estados Unidos (28,8%), Coreia do Sul (26,5%) e China (13,2%).

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um × um =