Felizmente, semana passada, Piracicaba passou para a fase verde do Plano São Paulo de retomada da economia, quando comércio e serviços têm mais liberdade de horário e menos restrições, mas, principalmente, quando a cultura já pode começar a planejar o retorno de suas atividades de forma mais precisa.

De forma mais precisa, sim, porque mesmo na fase amarela, lançando mão de tudo que nos era permitido, tivemos alguns avanços. Usando termômetro à entrada, álcool gel à vontade e todos os demais cuidados com o público e os artistas, no sábado, dia 26/09 retomamos as apresentações no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Foi uma maravilhosa apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, com o Concerto da Primavera. Mesmo com capacidade reduzida para 40% do total da casa, o espetáculo de entrada gratuita, teve seus ingressos esgotados nas duas sessões.

A Pinacoteca Miguel Dutra também retomou seu ritmo reabrindo uma exposição, contemplada pelo edital 2020, montada desde meados de março. Com o título Remetimentos, os amantes das belas artes que por lá passarem poderão apreciar obras das artistas plásticas Alzira Ballestero, Ana Almeida, Heloisa Gregori, Iza Figueirredo, Marilde Stropp, Patrícia Rebello, Sylvia Furegatti e Valéria Scornainnchi Vane Barini. Com os mesmos cuidados e protocolos exigidos, essa exposição aberta em 21/09, segue até este final de semana.

E num momento em que tudo e todos se reinventam, nosso respeitável senhor de 47 anos, o Salão Internacional de Humor, também o fez e chega em formato digital com o tour 360°, acessível desde 29 de agosto. O trabalho foi feito em colaboração com a Neurônio Adicional, após montagem do espaço físico no mesmo armazém 14, como acontece todos os anos, sob a supervisão da competente equipe do Cedhu.

Para esta 47ª edição, o Salão apresenta 316 trabalhos de 172 artistas, vindos de 32 países. Ao todo são 50 caricaturas, 50 cartuns, 50 charges, 50 tiras, 50 trabalhos na temática Comunicação, 50 da categoria Saúde Unimed e 16 esculturas, selecionados a partir de 2.577 inscritos. Desde sua liberação, o site do Salão de Humor tem recebido visitantes do mundo todo, já somando mais de 10 mil visitas à página onde estão todos os trabalhos da nossa mostra principal.

Na trilha do Salão de Humor, também em versão online, aconteceu pelo 10º ano o concurso Microcontos de Humor que recebeu trabalhos de 25 estados brasileiros, além de Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Japão e de 16 piracicabanos. O desafio deste concurso é conseguir reunir em somente 280 toques, incluindo caracteres, pontuação, espaçamento, troca de parágrafo e título, uma estória com começo, meio e fim, com humor. E mais uma vez o objetivo foi alcançado e já são conhecidos os vencedores desta edição.

E falando em vencedores, foram anunciados nesta semana os premiados do 18º Salãozinho de Humor de Piracicaba que teve 60 trabalhos selecionados para a exposição Virtual, sendo 30 de cada categoria. Recebemos 1.050 obras de estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino das cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Sumaré, Piracicaba, São Paulo, Boa Vista e Roraima.

Este resultado é surpreendente e nos enche de orgulho. Considerando que desde março as escolas estão sem aulas, temos aí uma demonstração inequívoca de que o trabalho de formiguinha iniciado anos atrás, criou raízes e está produzindo frutos.

O tour virtual 360° do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e a versão online do Salãozinho de Humor estão disponíveis até 31 de dezembro, pelo site. Prestigiem e divirtam-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 + quinze =