Em Forma com a Guarda oferece atividades físicas à comunidade

Foto: Divulgação

Todos os sábados, das 7h às 10h, os interessados em realizar atividades físicas têm a oportunidade de fazê-lo de forma gratuita na Academia da Guarda Civil, dentro das atividades do Em forma com a Guarda, projeto realizado pela Guarda Civil Municipal e destinado à população de modo geral, que oferece aulas de zumba, ginástica funcional, corrida, jump e jiu jitsu.

Para participar não há muito segredo: é só se dirigir à Academia, localizada na Rua Cacilda Becker, 219, com roupas apropriadas para realização de atividades físicas e participar. É assim que Luciana Maria Lopez Nicolete e Luana Lopez Dantas, mãe e filha, fazem. Elas começaram a frequentar o espaço quando tomaram conhecimento sobre aulas de jiu-jitsu para crianças e começaram a levar o Samuel, filho e irmão. Naquele momento descobriram que havia uma lista de atividades oferecidas no local aos sábados, mas que elas deveriam chegar mais cedo para conseguir desfrutar de tudo.

“E nós começamos a frequentar e estamos aqui, felizes com os resultados e com o atendimento que recebemos da equipe. A equipe é cordial, atenciosa, nos traz segurança e nos deixa tranquilos para irmos no nosso ritmo. Nós não conseguimos fazer em outro dia e no sábado é perfeito para nós”, explica Luciana. “É acessível a todos. Eu que sempre fui sedentária consigo acompanhar as aulas, já que o pessoal respeita o limite de cada um”, completa Luana.

A opinião delas é compartilhada por Reniele Ramos Ferro, que também frequenta o espaço e aproveita para levar o filho Pedro às aulas de jiu-jitsu. “A gente não tem tempo para fazer as coisas e aqui unimos a possibilidade de fazer a atividade e o filho também praticar um esporte. Eles são atenciosos com a gente.”

As aulas na academia são administradas por profissionais habilitados. Os Guardas Civis que cuidam do espaço são formados em educação física e orientam os GCM que treinam no local e também a comunidade que frequenta o local aos sábados. Laura Alice Carioca Theodoro é a responsável por ministrar as aulas de zumba e conta que a população gosta muito das aulas. Há 30 anos na Guarda, ela se sente satisfeita de poder tanto servir como Guarda Civil como professora.

Já as aulas de ginástica funcional são aplicadas pelo GCM Celso Gomes Queiroz. Queiroz explica que o projeto acontece desde 2018 e que originalmente ele acontecia na Rua do Porto. “Nós contamos com parceiros que nos ajudam a efetivar o projeto, sempre colaborando de alguma forma.” São parceiros no projeto o Supermercado Alto Giro, a Diferencial Academia, a Padaria Empório dos Pães e a Oy Gráfica.

Os projetos, conforme explica Sidney Miguel da Silva Nunes, Comandante da Guarda Civil, visam aproximar a população da corporação e ampliar a relação de confiança entre público e efetivo. “Essa iniciativa visa maior proximidade da GCM com a população e confiança na corporação. A busca pela inovação é uma das características da nossa administração”.

JIU-JITSU – Além do Em Forma, a Academia também abriga aulas de jiu jitsu para todas as idades, que são ministradas pelo GCM Adriano Mazzi. De segunda a sexta, há aulas das 7h às 9h. De terça e quinta das 19h às 21h e aos sábados, das 7h às 10h. Para participar das aulas é necessário ir a Academia nos horários de aulas programadas para se inscrever e saber da disponibilidade de horário de acordo com a idade e outros detalhes importantes para participação.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

4 × um =