Em Piracicaba, 3 mil procedimentos SUS não foram feitos devido à desatualização cadastral

Foto: Claudinho Coradini/JP

Para atualizar os dados, usuário deve comparecer na unidade de saúde do seu bairro

A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que a falta de atualização cadastral dos usuários da Atenção Básica do município tem impossibilitado as equipes da pasta de contatar pacientes para marcar consultas, exames e cirurgias. De acordo com o SAC (Serviço de Avaliação e Controle) da secretaria, de 100 ligações efetuadas, em média 55 delas não têm sucesso para agendar o procedimento, ou seja, 55% não conseguem ser localizados e efetivar o atendimento.

Segundo a administração municipal, o SAC e o Centrus (Central de Relacionamento com Usuários do SUS) realizam, em média, 5.300 ligações por mês.

“Infelizmente uma ação simples de ir até a unidade de saúde para informar que o telefone ou o endereço mudou acaba causando ainda mais problemas para quem está na fila de espera aguardando para realizar um procedimento”, comentou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

De acordo com balanço da Saúde, neste ano o SAC e o Centrus já ligaram para 3.000 pessoas que não foram encontradas para agendar o procedimento, sendo 1.000 cirurgias e 2.000 exames.

Quando as equipes do SAC ou do Centrus não encontram o paciente, agentes comunitários de saúde das USFs (Unidades de Saúde da Família) vão até o endereço informado no cadastro do usuário para tentar fazer o agendamento da consulta, do exame ou da cirurgia.

O SAC realiza agendamento de cirurgias e exames de alta complexidade. O Centrus, consultas, exames de baixa ou média complexidade.

ATUALIZAÇÃO
Para realizar a atualização de cadastro na Atenção Básica, o usuário deve ir até a unidade de saúde do bairro que está residindo e informar a mudança do telefone ou endereço. Quando ocorre a mudança de endereço, a pessoa deve apresentar um comprovante atualizado.

A atualização é necessária, pois o SAC e o Centrus realizam agendamento de procedimento junto ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades), hospitais e prestadores conveniados no sistema estadual de saúde e alguns desses prestadores entram em contato com o usuário para a confirmação da presença de sete a três dias antes da data do procedimento, conforme destacou a secretaria.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro + oito =