Pasta informou que aguarda exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz; idades não foram informadas
A Secretaria de Saúde de informou, nesta sexta-feira (20) que em Piracicaba existem dois casos suspeitos de hepatite aguda em crianças. A pasta acrescentou que aguarda a confirmação dos exames por parte do instituto Adolfo Lutz, na Capital. Nesta semana, a OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que chegou a 429 o número de casos da hepatite aguda infantil em todo o mundo.
Ainda de acordo com a entidade, houve um aumento de 81 casos em relação a semana anterior, com o registro de seis mortes além de 26 pacientes que precisaram de transplante de fígado.
Segundo a OMS, já são 22 países com casos da doença, a maioria deles da Europa, enquanto que 12 deles tiveram mais de cinco casos até o momento, incluindo Reino Unido, Israel, Espanha e Estados Unidos.
A organização ainda apontou que três em cada quatro crianças com a hepatite aguda tem menos de cinco anos. A Saúde de Piracicaba não informou a idade das crianças que estão sob suspeita. Outro dado trazido pela organização foi que 15% dos doentes chegaram a ser internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).
A Organização Mundial da Saúde informou que o número de mortes pela hepatite aguda de origem desconhecida em crianças subiu de um para seis, de acordo com dados atualizados no último dia 15. A suspeita permanece de que os casos têm relação com o subtipo 41 do adenovírus, que causa gastroenterite (inflamação gastrointestinal) e as investigações sobre a ligação desta infecção com a covid-19 foram intensificadas.
A OMS está auxiliando os países com orientações sobre testes que precisam ser realizados nos pacientes, captura de dados clínicos e recomendações para o atendimento das crianças. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga 47 casos suspeitos, mas nenhum registro foi confirmado.
Beto Silva
[email protected]
LEIA MAIS
- Saúde vai abrir Crab Vila Sônia para teste de covid-19
- Ame Piracicaba amplia em 63% atendimento a casos de câncer pele na RMP
- Estudantes doam 500 litros de leite à Casa do Bom Menino
- Deputado questiona reajuste das praças de pedágio apenas para a região de Piracicaba
- ‘Tutor de responsa’: programa realiza triagem para castração de animais em Piracicaba