Em Piracicaba, mais de 1.800 deixaram de buscar a 2° dose

Foto: Alessandro Maschio/JP

Idosos são a maioria das pessoas em atraso, mas há número importante de pessoas em outros grupos

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde de Piracicaba, 1.883 pessoas estão em atraso para receber a dose de reforço da vacina contra covid-19. A pasta abriu ontem agenda para pessoas com comorbidades com mais de 25 anos. A secretaria informou ontem que a campanha de imunização avança na cidade mas, conforme o PEI (Programa Estadual de Imunização) e a prefeitura, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), é preciso alertar a população para a importância de receber a 2° dose da vacina e completar o esquema vacinal.

Até ontem, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, 1.662 pessoas estão em atraso para receber a 29 dose da vacina CoronaVac/Butantan. Ou seja, já se passaram os 28 dias de intervalo após a 1° dose e essas pessoas ainda não fizeram o agendamento no site VacinaPira para completar a imunização. Quanto à vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, são 221 pessoas em atraso. Essas receberam a 1° dose há mais de 12 semanas, o intervalo necessário para este imunizante, mas ainda não tomaram a segunda dose do imunizante. A maioria das pessoas em atraso são idosos, mas há um número considerado importante de pessoas de outros grupos, como dos profissionais da saúde, ainda também não tomaram a 2° dose da vacina contra Covid-19, conforme a secretaria.

Durante o período de vacinação contra covid-19, a Prefeitura tem identificado que a população fica atenta para receber a 1° dose da vacina. Mas, reforçando, apenas com a 2° dose do imunizante o esquema vacinal estará completo. Todas as pessoas que receberam a 1° dose da CoronaVac/ Butantan há 21 dias ou mais e as que tomaram a 1° dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz há 12 semanas ou mais devem acessar o VacinaPira para agendar a 2° dose.

De acordo com o Vacinômetro do Estado, atualiza- do ontem, Piracicaba aplicou
143.257 doses da vacina contra covid-19, sendo 93.889 de 1° dose e 49.368 da 2° dose.

25 ANOS
A Secretaria de Saúde ampliou a faixa etária do grupo de pessoas com comorbidades para vacinação contra covid-19. Desde ontem, as pessoas com mais de 25 anos que se enquadrem nos critérios de comorbidades já podem agendar a vacina. A agenda para esse público está aberta no site VacinaPira. A secretaria lembra que diversos outros grupos já estão com as agendas abertas e ainda constam com vagas disponíveis no VacinaPira, entre eles, pessoas com 60 anos ou mais (1° e 2° dose – conforme período de intervalo de cada vacina); pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continua- da (BPC) de 40 a 59 anos (1° dose); gestantes e puérperas com comorbidades, ambas com 18 anos ou mais (1° dose); pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais (1° dose).

Beto Silva

[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

4 × 3 =